Apple iPhone 3G vs Nokia N95

A Guerra entre o N95 e o iPhone original passou para novos campos, mas ainda é uma Guerra pela supremacia entre a força e a subtileza, entre funções e forma, entre características e facilidades de uso. Ambos os aparelhos estão destinados a mercados bastante diferentes e isso é notório quando se fala com os seus possuidores. Mas o facto mantém-se que o Nokia N95 8GB e o Apple iPhone 3G são dois dos smartphones mais desejados do Mercado.

Vamos coloca-los lado a lado e tentar ser objectivos:

Apple iPhone 3G

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Nokia N95 8GB

iPhone 3G N95 8GB

Formato

Ecrã de 3,5” em vidro sensível ao toque por calor. Contraste razoável no exterior, com 4 botões físicos.

Tampa deslizante em dois sentidos, com boa robustez. Ecrã de 2,8” com contraste razoável no exterior. 25 botões, incluindo o tradicional teclado de telefone que fica escondido quando não se encontra em uso.

Sistema Operativo

Versão adaptada do sistema Apple OS X, denominada de iPhone OS 2.0.

Symbian OS S60 3ª Edição, com Service Pack 1.

Duração da bateria

Boa, mas a bateria é interna e não amovível de 1400 mAh. A troca da mesma pode ser feita enviando o telefone para a Apple.

Boa. Modelo BL-6F. A bateria pode ser removida e trocada rapidamente. 1200 mAh

Conectividade

3.5G. Wi-Fi, com mudança de hotspots automática (em teoria).

3.5G. Wi-Fi com selecção de pontos de acesso manual.

Performance e RAM

Multitasking muito limitado, mas as aplicações começam e terminam tão rápido que tal passa despercebido. As aplicações que correm em “background” estão limitadas às da Apple fornecidas com o telefone.

Bastante rápido e cerca de 100 MB de Ram livre após o boot (fw 20.0.016). Multitasking total (todas as aplicações em simultâneo se necessário)

Aplicações fornecidas

Face às capacidades totais do telefone as aplicações são algo restritivas, mas com bom grafismo e hiper-intuitivas.

O conjunto de aplicações e mini?aplicações S60 habitual.

Navegação Web

Uma experiência excelente usando o toque como meio de controlo, e usando o browser Safari. Não existe suporte para Flash.

Uma experiência similarmente boa, mas desta vez limitada pelo ecrã e não pela largura de banda, usando um browser com um código muito similar ao do iPhone (ambos são baseados nos mesmos módulos open source). O Flash é 100% suportado, incluindo flash video.

Entrada de texto

A introdução de texto é feita usando os dedos no ecrã táctil. A previsão de palavras permitem aumentar as possíveis próximas letras o que aumenta a fiabilidade da introdução. Não existe, infelizmente, a opção para um teclado Bluetooth. Não existe forma de se fazer um copy-paste entre aplicações, ou mesmo dentro da mesma.

Sem touchscreen e um verdadeiro teclado a introdução de texto é relativamente inconveniente usando-se texto previsível no teclado numérico, o que se torna quase impossível com o n95 inclinado para o modo landscape (o que se resolve com o uso de um teclado alfanumérico Bluetooth que é suportado). Copy e Paste são totalmente suportados.

Foto/Video

Aceitável (para fotos casuais). Câmara com 2MP, focagem fixa, sem flash, e sem gravação vídeo.

Extraordinária câmara de 5MP com lentes profissionais, focagem automática, múltiplos modos de cena, efeitos e regulações, flash. Gravação de vídeo em resolução VGA (640*480) de alta qualidade ( high quality com 30 fotogramas por segundo. Câmara secundária VGA para chamadas vídeo.

Musica e expansões

Visualmente super agradável com capas de álbuns áudio actualizável e navegável. Suporte MP3 e AAC. 8GB ou 16 GB (mais 100 euros), sem capacidade de expansão. A música é carregada por intermédio do iTunes vinda de CD´s ou de fontes com protecções DRM.

Visualmente muito agradável com teclas físicas dedicadas para controlo, mesmo quando reproduz em fundo. Igual capacidade de uso de capas de álbuns sendo que, a qualidade e disponibilidade dependem do local onde se obtêm as mesmas. Suporte aos formatos MP3, AAC, eAAC+ e WMA. 8GB memória, não expansível. Suporte A2DP para audições via Wireless. O carregamento de musicas é feito por USB 1.1, Bluetooth ou de fontes com protecções DRM (Nokia Music Store).

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Rádio por hardware.

iPhone 3G N95 8GB

Durabilidade

Apesar da enorme resistência do ecrã a moldura do telefone risca-se facilmente e convêm o uso de bolsa protectora. A câmara também pode sofrer riscos na lente

Ecrã bastante resistente em plástico rígido. A câmara não se encontra mecanicamente protegida.

Acessibilidade

Em uso requer as duas mãos para a maior parte das acções.

Quase todas as operações são realizáveis com apenas uma mão.

Mensagens

Excelentes clientes de SMS e Email, mas sem suporte MMS. As fotos enviadas por e-mail são automaticamente reduzidas em resolução para VGA (640*480).

Clientes de SMS, MMS e Email funcionais. Os anexos são possíveis para qualquer tipo de ficheiro sem alteração das características do mesmo.

Office

Visualizadores Word/Excel/Powerpoint/iWork/PDF incluídos no cliente de email. Sem opções de edição, mas tal pode ser conseguido usando aplicações Ajax em Web Sites.

Visualizador Quickoffice 3.8 (com upgrade possivel para a v5.0 que inclui edição e suporte ao formato Office 2007). Adobe Reader LE 1.5.

Navegação

Versão nativa do Google Maps, com localização por antenas GSM e por GPS.

Nokia Maps nativo com possibilidade de upgrade para navegação guiada por voz, com todos os mapas gratuitos e presentes no telefone. O Google Maps é uma alternativa dado ser um software gratuito. Uso de GPS e das antenas GSM para localização.

Aplicações extra

Extensiveis usando Widgets e aplicações Web no browser Safari. Aplicações de terceiros vindas de um excelente portal denominado AppStore.

Centenas de aplicações nativas S60 e jogos, com mais centenas de aplicações e jogos Java e Widgets. Aplicações Python, Ruby e Flash Lite são igualmente suportadas. A aplicação Download! oferece um serviço semelhante à AppStore, mas sem a mesma abrangência e consistência.

Bluetooth

Apenas funções de mãos livres e auricular em mono.

Suporte A2DP stereo total, possibilidade de troca de ficheiros, serviços de modem para o computador de mesa e muitos outros perfis.

Conectividade extra

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Socket de 3.5mm para headphones c/ TV out.

Socket 3.5mm para headphones com TV-out integrado . UPnP no uso de WiFi e suporte direct printing com PictBridge.

Infravermelhos.

Integração desktop

Integração perfeita com iTunes, para todos os dados e PIM e todos os settings, etc..

Integração perfeitamente funcional mas algo complicada com diversas versões do PC Suite e outras ferramentas PC.

Olhando para a tabela de cima é claro que o iPhone 3G, apesar da lavagem de cara de 2008, ainda possui menos armas que o N95 8GB, sendo que há vitórias para o aparelho da Apple: A interface é mais clara, mais elegante, com um ecrã maior, um bom input de texto e uma conectividade com o desktop mais simplificada. E esta lista de vantagem é provavelmente suficiente para uma série de compradores, especialmente aqueles com menores ambições a nível de hardware e com uma grande sede pelo atraente aparelho Apple optarem por este telefone.

Mas o Nokia N95 8GB, e o N95 original (com o firmware v21), e agora igualmente o N82 são extraordinárias peças de tecnologia ganhando na conectividade, câmara, vídeo câmara e no geral como uma ferramenta smartphone. O N95 pode fazer de excelentes telefone, câmara, camcorder, Mp3 Player, Rádio, comando universal, laptop, consola de jogos e BlackBerry, entre outros.

O iPhone 3G fechou parte do fosso entre este e o N95, passando de umas voltas de atraso para apenas alguns metros. Vejamos o que o futuro nos reserva.

Artigo original de Steve Litchfield, adaptado livremente e traduzido para português por Mário Ferreira.

N95 8GB

Publicidade

Posts Relacionados