Apple patenteou controlo gestual 3D para iOS baseado em dados medidos por sensor de proximidade

O U.S. Patent and Trademark Office publicou uma nova patente da Apple que descreve um método que permite criar e manipular objectos 3D com gestos feitos acima de um ecrã táctil.

toque1 toque2

A patente Nº 8,514,221, entitulada “Trabalhando com objectos 3D” foi submetida em 2012 pela Apple  2012 com créditos para Nicholas V. King e Todd Benjamin pela invenção. Trata-se da descrição de uma metodologia que permite gerar e manipular objectos 3D usando gestos no espaço e um software de CAD a correr num aparelho com ecrã táctil, tal como um iPad.
O aparelho em questão teria a capacidade de detectar a localização dos dedos através de um ecrã táctil e sensores de proximidade embutidos no ecrã. Estes componentes podem ser separados ou o próprio ecrã pode servir de sensor ao medir a capacitância de dedos nas proximidades.

Desta forma o utilizador poderia extrudir objectos criados a 2D tocando no ecrã e afastando os dedos do mesmo,

Por exemplo, para extrudir uma superficie triangular, o utilizador tocaria no ecrã com 3 dedos e afastaria os mesmos do ecrã. A distância a que o utilizador afastava a mão antes de a retirar com um gesto mais brusco definiria a altura da extrusão.

Caso o utilizador pretendesse fazer algo mais piramidal, bastaria que ao mesmo tempo que afasta a mão, fosse fechando os seus dedos.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas estas situações seriam apenas a base de trabalho com uma variedade de gestos a poderem ser posteriormente utilizados para modelar objectos. Aliás a patente fala mesmo de um modo que trataria um objecto como barro e onde pedaços do mesmo poderiam mesmo ser arrancados com um um gesto de toque, torção e puxar.

Para melhorar a experiência toda a metodologia prevê o uso de óculos 3D.

Fonte: Apple insider

Publicidade

Posts Relacionados