Apple quer comprar a Renesas, o maior fabricante mundial de micro-controladores

A Apple parece querer ter maior controlo sobre as peças que usa nos seus aparelhos. E nesse sentido está a querer comprar a Renesas Electronics o maior fabricante mundial de micro-controladores.

Renesas

A Japonesa Renesas é o maior fabricante do mundo a nível de micro-controladores, mas no entanto não é na vertente genérica que se deu o maior foco do interesse da Apple na empresa. Na realidade o grande interesse da Apple parece estar relacionada com uns controladores específicos, os controladores de LCDs, e respectivas drivers.

Estes chips são basicamente os responsáveis pela qualidade de um ecrã e quanto melhores e eficientes melhor é qualidade de um ecrã e o consumo de bateria do mesmo. E dado que o ecrã gasta cerca de 10% da bateria de um smartphone, esta eficiência é importante.

A Renesas Electronics esteve envolvida em sérias perdas e assim a Apple vê aqui uma oportunidade de controlo oferecendo 479 milhões de dólares por 55% da empresa. O resto é pertença da Sharp (25% e da Powerchip (20%). Curiosamente os rumores apontam no sentido de a Apple vir a comprar posteriormente as partes das restantes empresas.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Apesar dos prejuízos a posição e experiência da empresa no mercado tornam-na atractiva, e ficaria focada exclusivamente em produtos Apple evitando entregar a produção a terceiros. E dado que a Renesas também produz memórias Flash e SRAM, a situação é vantajosa para a Apple.

A Apple planeia manter os 240 postos de trabalho, mas irá redireccionar o talento para os seus produtos, e esta será uma forma de muitas das patentes da Apple não terem de ser entregues a terceiros para produção, dando assim intrínseco conhecimento das mesmas.

Publicidade

Posts Relacionados