Apple revela API gráfico de baixo nível para iPad e iPhone chamado Metal.

A Apple revelou um novo API para o seu iPad e iPhone e que permite melhorar a eficiência de processamento destes aparelhos móveis.

zengarden

Com tanta conversa sobre APIs de baixo nível nas consolas e inclusive no PC com o futuro DirectX 12, chegou a vez da Apple apresentar o seu API de baixo nível para os seus iPhones e iPads.

O seu nome é Metal, é um api de baixo nível, e tal como os seus irmãos este API permite melhorar a eficiência do CPU quando o sistema está sujeito a grande carga gráfica. Esta melhoria de eficiencia permite melhorar os resultados do CPU, mas igualmente a performance gráfica uma vez que o CPU pode passar a solicitar mais dados ao GPU.

A apresentação foi feita por Josh Adams e posteriormente Tim Sweeney que demonstraram o Unreal Engine a correr uma demonstração chamada Zen Garden que se encontrava já devidamente adaptada e optimizada para o novo API. E ali podiamos ver uma série de cenas dinâmicas e grandes planos de cenários que só se tornaram possíveis devido ao aumento da eficiencia da performance trazida pelo API.



O API será parte integrante do iOS 8, sendo que a demonstração gráfica será libertada gratuitamente assim que o novo sistema operativo for lançado ao público.

Os interessados podem ver a demo visualizando a Apple’s WWDC keynote e saltando para o minuto 99:32. E acreditem que vale a pena, especialmente para ver Plants vs Zombies: Garden Warfare a correr num processador A7. E infelizmente esse parece ser o CPU mínimo para o API.



Posts Relacionados