ARMA 3 mostra o nevoeiro mais realista alguma vez conseguido em videojogos

O nevoeiro sempre foi uma situação algo polémica em jogos. O mesmo poderia ser aplicado em certas zonas mas sempre como algo estático e omnipresente. Já uma neblina realística e móvel parece um conceito totalmente novo.

arma3

Um utilizador do Youtube que dá pelo nome de ‘Dslyecxi’ colocou num video que mostra as capacidades de realismo que um novo efeito de nevoeiros que a Bohemia adicionou ao seu simulador militar ArmA 3. E é pura e simplesmente um dos melhores efeitos de neblina que já vimos, sendo que curiosamente se parece efectivamente com… nevoeiro.

Os efeitos de neblina não são novidade. Existem desde sempre com melhor ou pior implementação. Mas normalmente o efeito limita-se a criar uma visibilidade limitada à distância, sem tomar em conta a melhor ou pior visibilidade de certas situações como pontos de luz. E mais ainda, normalmente esses nevoeiros são fixos, isto é existem em determinadas zonas do cenário não sendo algo dinâmico.

No caso que aqui abordamos, não só o efeito está bem conseguido como é dinâmico, podendo possuir maior ou menor densidade, e sempre com o mesmo a perder essa densidade nas suas zonas limites. A neblina é dinâmica, move-se sempre do mar para terra, e pode atingir altitudes diferentes. Trata-se de um efeito dinâmico que num simulador de guerra traz uma componente completamente nova ao poder aniquilar a eficiência dos meios aéreos no bombardeamento terrestre. E tal não é uma característica da missão como sempre aconteceu, mas um efeito completamente imprevisível.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas vejam o vídeo e julguem por vocês mesmos.


Publicidade

Posts Relacionados