As contabilidades das vendas das novas consolas.

contas

Apesar de ser claro que a Xbox One está a vender bem, o facto de a Microsoft estar a entrar na guerra de vendas com a PS4 da Sony com promoções diversas está a trazer-lhe quebras de receita. A Sony, por outro lado, duplicou as suas expectativas de receitas. Já a nível de lucros gerais a situação inverte-se e a Microsoft está bem melhor, mas a Sony deverá manter-se fora do vermelho e apresentar valores recorde de lucros para os últimos anos.

contas

Microsoft logo

A Microsoft apresentou os seus resultados para o terceiro quarto fiscal de 2015, e as receitas da Xbox caíram 24% e as vendas 20% face ao mesmo período do ano passado. Estes valores foram no entanto ocultados por uma subida nas vendas dos tablets Surface, o que permitiu que a quebra de receitas na divisão de hardware fosse de apenas 4%.

As vendas da Xbox incluiram a Xbox 360 e a Xbox One sendo que a quebra de receitas se deve á descida da procura da Xbox 360 e às sucessivas promoções para vendas da Xbox One que a colocam à venda abaixo do preço de custo. No global as receitas da Xbox desceram 306 milhões.

Note-se que em parte nenhuma se confirma que a divisão tenha apresentado prejuízos, apenas quebras de receitas. No entanto, tal é previsível dado que a consola nos primeiros 8 meses de 2014 deu um prejuizo de 400 milhões à empresa.

No entanto estes valores mal se reflectem na contabilidade geral da Microsoft que terá dado lucros líquidos na ordem dos 14,6 mil milhões de dólares.

Fonte: Gamasutra

Sony disc loading validation system

Do lado da Sony a situação está no entanto bem diferente. Se na concorrência a divisão de hardware e jogos tem quebras de receita mas a empresa está bem financeiramente, do lado da Sony a divisão de hardware e jogos aumenta as receitas e a empresa necessita deles para sobreviver.

Felizmente para a Sony as coisas tem corrido bastante bem. Ao ponto de a empresa ter duplicado as suas estimativas de lucro para o período fiscal para 2.52 mil milhões de dólares.

Tal deve-se a uma subida das vendas dos sensores de imagem usados nos telefones móveis, bem como pelas vendas da divisão Playstation quer a nível de consolas, quer de jogos. A situação foi referida pela Nikkei, sem que no entanto a Sony tivesse comentado a situação.

Caso a Sony consiga atingir esse valor estimado em lucros, serão os maiores da empresa desde 2008.

Fonte: Reuters

Publicidade

Posts Relacionados