As diferenças em Battlefield 4 entre a Xbox One e a PS4.

Finalmente o embargo sobre Battlefield 4 foi levantado pela Dice, e desta forma pudemos já ver comparativos entre Battlefiled 4 na PS4 e Xbox One. Quais são então as diferenças?

Bem, antes do mais, há que dizer que Battlefield 4 está impressionante em ambas as consolas. As diferenças entre versões existem e são dignas de registo, mas em nada retiram a qualidade do excelente trabalho que a DICE parece ter feito ao converter o jogo para as consolas de nova geração.

Ao contrário do que acontece com a versão PC, onde cada utilizador pode escolher a resolução e o nível de detalhe que quiser, independentemente de tal lhe prejudicar tremendamente as performances, na versão consolas a DICE não quis que isso acontecesse. E desta forma o framerate e os 60 fps foram quem ditou as resoluções e nível de detalhe.

Ambas as versões produzem um resultado final a 1080p, mas no entanto essa não é a resolução nativa a que o jogo é rendido, sendo que a Playstation4 rende o jogo a 1600×900, e a Xbox One a 1280×720. Esta é agora uma situação confirmada oficialmente.

res-small

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Carreguem na imagem para a sua total resolução.

A Playstation 4 corre a 1600×900, a Xbox One corre a 1280×720, ambas re-escaladas para 1920*1080.

Esta é basicamente a diferença mais marcante no jogo. A Playstation rende mais 56% de pixels criando, devido à maior resolução inicial, um jogo mais refinado graficamente. Esta situação para além de reduzir no número de artefactos que visualizamos no ecrã em shaders complexos e geometrias finas inclinadas (Aliasing), como é o caso de linhas de electricidade, escadas, ou outros elementos com elementos de sub-pixeis que criam tremideiras na imagem e que são particularmente visíveis na Xbox One.

Ambas as consolas possuem um Anti-Aliasing em tudo semelhante ao que o PC apresenta com o nível de detalhe em High. Infelizmente, como já referido em cima, particularmente na Xbox One, devido ao re-escalamento partir de uma resolução menor, o Anti-Aliasing apenas suaviza a situação, não a eliminado como deveria.

Podem ver as os pormenores marcados na imagem de cima com mais detalhe e perceberem como a definição se perde e as zonas com Aliasing são notórias.

aliasing

bf4vs1 bf4 vs2

A versão Xbox One, como consequência da menor resolução nativa, possui notoriamente mais “Aliasing” na imagem

Ainda no que toca ao re-escalamento, apesar de não ser possível fazer-se milagres face à resolução nativa, independentemente do método de re-escalamento usado, o re-escalamento da PS4 acaba por não deixar reflectir verdadeiramente todas as vantagens da resolução adicional, ao revelar-se pior do que o usado pela Xbox One. Ambas as consolas re-escalam por hardware.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O resultado desta diferença acaba por se reflectir numa imagem mais viva e menos baça na Xbox One.

O tipo de re-escalamento efectuado na PS4  parece aparentemente ser feito por software, ao passo que o da Xbox One será feito por hardware. O resultado são contrastes superiores na Xbox One. Infelizmente o ponto negativo desta situação é que o Aliasing já de si alto, acaba por saltar ainda mais à vista. Na imagem que se segue são perceptíveis is ganhos quando olham para o terreno, e as perdas quando olham para a grua no topo da torre mais próxima.

Apesar de a questão do contraste poder ser reduzida ou eliminada nas configurações da TV, o aspecto mais baço da PS4 será impossível de eliminar.

A versão XBox One possui um contraste superior ao apresentado pela PS4.

No global, e com a imagem em movimento, a plataforma da Sony mostra-se superior gráficamente, superando a Xbox One também em outras métricas, como os fotogramas por segundo.

Apesar de ambas as consolas se manterem sempre acima dos 60 fotogramas, na cena mais puxada analisada ambas caíram abaixo desse valor.  Tratou-se da explosão de um contentor no mapa Fishing in Baku, onde a PS4 não só perdeu menos performance, como a recuperou muito mais depressa do que a Xbox One.

fotogramas

A Playstation 4 demonstra maior capacidade para não perder fotogramas em cenas mais puxadas, bem como a capacidade de os recuperar mais rapidamente.

Como diferença final, a PS4 usa o mesmo nível de “ambient occlusion” que o PC no seu nível de detalhe máximo. Tal cria um contorno sombreado em torno da arma do jogador quando este está perto das paredes. Este é um efeito completamente ausente da XBox One.

Da mesma forma a Xbox One não possui Motion Blur na sua componente Multijogador.

ambiente oclusion

Independentemente de tudo, o certo é que, qualquer que seja a plataforma escolhida, a nível da experiência fornecida, todas as plataformas estão bem servidas.


NOTA IMPORTANTE: Comparando as imagens fornecidas pela Digital Foundry e por Jack Frags, torna-se notório que as diferenças de contraste aqui referidas não existem nos vídeos deste último. Assim, a Digital Foundry foi questionada sobre o motivo pelo qual as suas imagens e videos estariam alteradas. A resposta confessa que houve efectivamente condições diferentes de captura entre o que fizeram e o que Jack Frags fez.

Assim, Jack Frags usou o hardware de captura fornecido e calibrado pela DICE, ao passo que a Digital Foundry usou o seu próprio hardware, que apesar de supostamente mais capaz, foi usado  sem qualquer calibração efectuada para a realidade das novas consolas.

A DICE confirmou igualmente que o Ambient Oclusion irá ser acrescentado à Xbox One.

Publicidade

Posts Relacionados