As diferenças entre as políticas para as consolas de meio de geração, entre a Sony e a Microsoft

Sony e Microsoft possuem ambas consolas de meio de geração. E elas possuem diferenças! Mas as diferenças mais marcantes estão ao nível daquilo que não se vê, as políticas! eis as diferenças entre as políticas das duas marcas!

As políticas aplicadas às consolas são situações invisíveis mas que, no caso das consolas de meio de geração, quando analisadas as políticas da Microsoft e Sony, estas  mostram uma diferença muito grande na forma como as empresas veem as consolas de meio de geração.

Eis então uma lista de situações relacionadas com as políticas implementadas e segundo as quais as empresas permitem ou não permitem que determinadas situações sejam aplicadas nas suas consolas de meio de geração:

Como se percebe há aqui diferenças. A parte a verde significa uma situação que se permite seja executada na consola de meio de geração. Já a parte a castanho implica uma política que a marca não autoriza, e a parte a amarelo uma política actualmente não permitida, mas que a empresa já referiu que poderá mudar a qualquer momento.



A questão é que o que ali está é relevante e deverá ser bem ponderado. As consola de meio de geração abriram uma série de precedentes que não são desejáveis, e nesse aspecto criaram uma divisão face ao oferecido no que antes era um universo geracional de consolas uno. Agora as diferenças de performance e de resolução quebram essa unicidade.

No entanto do lado da Microsoft não foi só isso que foi quebrado. Basicamente face a uma consola totalmente nova só temos o ponto a amarelo acima referido. Fosse tudo verde, e a consola poderia ser considerada como uma consola de nova geração!

Esta é uma situação que, como sabem, temos vindo a criticar aqui. A forma como a Microsoft ao fim de apenas 4 anos basicamente deixa para segundo plano a Xbox One. A coisa não se passa ao nível de um meio de geração, mas basicamente ao nível de uma nova geração, mas sem exclusivos nesta fase.

Curiosamente olhando para a tabela de cima, vemos que dois 8 pontos fundamentais que definem as consolas, a Sony autorizou metade, ou 4, impedindo a outra metade. Algo relativamente consensual com o conceito de meio de geração!

Mas mais do que isso, aquilo que  foi autorizado prende-se mais com questões de resolução. A sua consola não é capaz de oferecer aumentos de resolução e performance em simultâneo, pelo que neste caso estamos perante uma coisa ou outra.

Já no caso da Microsoft a situação não é exactamente igual. Sim, é certo que a consola também não consegue as duas coisas em simultâneo, mas ao poder utilizar outro tipo de benesses, a performance é mantida com ganhos de resolução e texturas que, mantendo a performance, e tendo em conta as limitações que a Xbox One por norma encontra, acabam por bater as diferenças que eram vistas entre os jogos da Xbox 360 e os jogos da One.



É, por outras palavras, uma situação bem diferente da usada pela Sony onde a geração continua a concentrar-se no essencial, o facto de ambas as consolas estarem na geração 4, ou PS4!

No fundo, nada do que aqui é dito é uma novidade, mas achamos que este esquema é bastante relevante para se perceber as diferenças das políticas das empresas sobre as consolas de meio de geração, e nesse sentido, aqui fica o artigo.

 

Fonte 1
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