As lentes Holográficas da Microsoft poderão revolucionar o mercado do 3D. Aplicações são incontáveis.

A realidade virtual é muito, muito interessante, e provavelmente até mais adequada a jogos tal como os conhecemos . Mas as lentes holográficas da Microsoft são uma revolução. As suas potencialidades são absolutamente gigantes e certamente o mercado para as mesmas será muito, mas mesmo muito superior.

hololens3b

Confesso que desta não estava à espera. A Microsoft apresentou aquilo que considero um dos produtos mais revolucionários que já tive e oportunidade de ver na vida. Algo cujas aplicações são incontáveis, e o potencial é absolutamente gigante.

E não, não se trata de realidade virtual, trata-se de realidade aumentada… E é fantástica!

Junto com o Windows 10 a Microsoft anunciou um novo componente do OS chamado Windows Holographic que pode ser interagido usando um par de óculos denominado como “Microsoft HoloLens headset”.



Tal como na realidade virtual trata-se de um visor que cobre totalmente o nosso campo de visão, mas em vez de tapar a visão e a substituir completamente por algo virtual como acontece com os óculos de eralidade virtual, aqui continuamos a ver o mundo real, com sobreposição de informação nos óculos. É a chamada realidade aumentada.

O mais interessante e que este HoloLens é completamente autónomo, possuindo o seu próprio CPU and GPU. E possui tambem um processador especial que lida com a sobreposição gráfica.

A Microsoft insiste em chamar a este processador um “Holographic Processing Unit,” ou HPU. E apesar de na realidade não existir qualquer holograma, para quem usa o aparelho é como se este efectivamente estivesse ali.



As aplicações são gigantes.. Educação, Gaming mas acima de tudo na modelação 3D e na Medicina. O facto de a pessoa se poder deslocar e olhar livremente para o modelo 3D que se mantêm estável no ar é algo de absolutamente fantástico e permite a criação de pormenor e a observação de detalhes com uma facilidade que não era possível antes.

A demonstração e vídeos da Microsoft que vos trazemos de seguida mostram muitas dessas potencialidades, e inclusive permitem perceber o valor pago pela Mojang pelo Minecraft. É que como um dos vídeos permite perceber, ele será um dos jogos que usarão a tecnologia. E as potencialidades abertas com a conjugação dos dois arrebenta todas as escalas. Será um argumento para vender jogos, Hololens, consolas Xbox ou mesmo tablets e smartphones (se a versão móvel do Windows 10 possuir a tecnologia).

Apesar do conceito não ser diferente do da Google com o seu Google Glass, o conceito é certamente bem mais impressionante. No entanto os usos são diferentes, as estéticas são igualmente diferentes e o produto da Google é quase um acessório de moda, ao passo que o da Microsoft, pela sua necessidade de cobrir todo o campo de visão, não o é!

Apesar de tudo, este produto possui vantagens e desvantagens face à realidade virtual. Quase que diria que são produtos paralelos, mas não directamente concorrentes. Certas coisas serão melhores com realidade aumentada, outras com realidade virtual. Mas já a nível de interesse, na modelação 3D, apresentações, e especialmente no campo da medicina… WOA. Este produto parece arrebentar escalas.

Onde é a fila para comprar isto? Eu cheguei primeiro. ;).

Fiquem então com os vídeos.


 


 




Posts Relacionados