As reacções ao DirectX 12 pelas pessoas da industria.

As reacções ao DirectX 12 não se fizeram esperar. E é curioso analisar a forma característica como cada elemento representante da industria analisa o mesmo.

DX12

Valve Software

A Valve é de certa forma uma empresa neutra. Dada a sua plataforma Steam na vertente software, com venda de jogos PC, este tipo de APIs são sempre vantajosos no sentido de atrair mais pessoas para este mercado. No entanto, a Valve levanta uma questão pertinente no sentido de saber qual será a dimensão do mercado DX 12, uma vez que se a Microsoft não suportar o Windows 7 com este API (o que é pouco provável dado que a totalidade do DX 11.1 e o DX 11.2 são exclusivos Windows 8.1), a fatia de mercado abrangida será pequena.

Assim a empresa refere apenas, de certa forma como crítica e simultâneamente como questão:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Um factor crítico na adopção de qualquer novo API é o tamanho do mercado disponível

Ninja Theory

Vindo de uma equipa de programadores as referências são curiosamente relacionadas com as mesmas preocupações da Valve (tamanho do mercado), bem como a adaptabilidade do API para o futuro. E nesse sentido proferiram as seguintes frases

O DX12 parece bom. Esperemos que o tragam para o Windows 7 pois caso contrário teremos uma situação semelhante à do DX 10.

e

Também espero que o DX 12 tenha um mecanismo de extensão adequado, senão será mais uma vez ultrapassado pelo Open GL conforme o Hardware avança.

Ubisoft

Mais uma análise imparcial, vinda de um grupo de programadores. Eis a sua frase:

Gosto das novidades do DX 12. Não necessita de novo hardware, tem suporte XB1. Resolve os grandes problemas no mantle, o necessitar de hardware específico e o não suportar consolas.

Phosphor Games

A frase destes senhores foi mais uma brincadeira do que outra coisa. Alguém questionava se o DX 12, tal como o DX 11 necessitaria de correr o seu programa de instalação sempre que se instala um jogo novo. A resposta foi divertida:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Está a brincar? O DX 12 é tão avançado que se vai instalar a si próprio duas vezes. Todas as vezes.

Foi pena não termos uma resposta directa, pois curiosamente era algo que até era interessante saber-se.

Konaju Games

A Konaju, sendo  faz uma crítica à apresentação da Microsoft. E muito bem feita!

Por favor América. Quando estiverem a falar para uma audiência mundial parem de se referir ao termo “Holiday” como data de lançamento. Isso não significa nada fora dos EUA.

Intel

A Intel é parte interessada no assunto, mas acima de tudo deverá ter consciência que um API deste nível beneficia mais os CPUs da AMD do que os seus, como se tem vindo a comprovar com o Mantle. Este tipo de API distribui melhor a carga pelos núcleos e permite aos CPUs AMD aproximarem-se dos Intel. E assim sendo o representante desta empresa tenta puxar a brasa à sua sardinha conforme pode.

Para aqueles que não entenderam, o DX 12 vai aumentar dramaticamente a necessidade de performance single threaded para alimentar o GPU mais depressa.

Uma frase sem dúvida curiosa. Apesar de que o que a Intel refere ser verdade, o facto é que o alivio na sobrecarga nos núcleos é superior ao aumento da necessidade de performance, e esse é motivo pelo qual estes APIs são vantajosos. Mas claro, a empresa vê pelo lado que melhor lhe convêm.

AMD

A AMD é quem mais tem a perder com este API. Não no sentido de performances, uma vez que ele a beneficiará bastante, mas pela possibilidade de ver o seu investimento no Mantle a ser perdido. Seja como for a sua reacção foi positiva.

O DX12 é uma criação da Microsoft, mas somos apoiantes entusiastas de qualquer API com pequena sobrecarga. : )

Naughty Dog

A Naughty Dog é pertença da Sony e apenas esteve presente por questões meramente técnicas dado que não vai utilizar o API. Esta equipa é responsável pela criação do API da Playstation 4. Eis o seu comentário:

Parece tremendamente familiar 🙂 É bom ver mais APIs gráficos a chegarem-se mais perto do hardware. Novos padrões estão a emergir!

Publicidade

Posts Relacionados