Asus PB287Q e Dell P2815Q, monitores 28 polegadas 4K de baixo custo.

Os 4K parece que vieram para ficar… e cada vez mais há ofertas mais económicas. Desta vez são a Dell e a Asus que nos “presenteiam” com monitores 28 polegadas 4K.

Asus Dell

O Dell P2815Q é um monitor 4K de 28 polegadas que será vendido pelo apetecível preço de 699 dólares.

Trata-se de um monitor com LCD único, com uma resolução nativa de 3840×2160, e que se torna a primeira oferta a preços acessíveis para este tipo de produtos.

No entanto, como não há bela sem senão, este monitor a este preço não é só vantagens e a sua velocidade de refrescamento é de apenas 30 Hz. limitando assim os fotogramas a 30 nessa resolução.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas com placas gráficas como as R9 280 ou superiores e as Geforce Titan e superiores a tornarem a jogabilidade a 4K uma realidade, a Asus respondeu responder a este monitor com o seu PB287Q que possui a mesma dimensão de ecrã e resolução 4K, mas a 60 Hz. O seu preço é no entanto mais alto e de 799 dólares.

Falta saber agora se este monitor é igualmente um LCD único ou se recorre a 2 LCDs lado a lado, uma técnica que a Asus tem usado mas que é algo complexa e requer drivers especiais e possui problemas diversos na sincronização dos painéis.

A única dúvida relacionada com estes monitores é a aplicabilidade da questão base que se tem de colocar: 4K num monitor de 28″ vale mesmo a pena, ou esta tecnologia neste tipo de monitores é basicamente redundante obrigando porém a um super PC para a alimentar?

Na parte que me toca 24 ou 26 polegadas Full HD é o ideal para trabalho, e 42″ ou mais Full HD é o ideal para jogos. E diga-se que jogo regularmente em tela de 110 polegadas Full HD sem queixas da resolução. Naturalmente os 4K são uma melhoria, particularmente em ecrãs de maior dimensão mas exceptuando-se ecrãs realmente grandes não se compare a passagem do SD para o Full HD com a passagem do Full HD para os 4K pois as vantagens não são tão grandes.

Publicidade

Posts Relacionados