Bancos vão ter de pagar largamente à Microsoft para manter multibancos (ATM) actualizados

A maior parte das caixas multibanco (ATM) usam o windows XP. E com o final do seu suporte agora os bancos terão de pagar para estes se manterem actualizados.

multibanco

Basicamente cerca de 2/3 das caixas multibanco espalhadas pelo mundo estão a correr o Windows XP, e uma das razões pelas quais tal nunca foi alterado foi a relação custo benefício. Na prática uma alteração poderia custar a um banco algo que poderia ir até perto de 100 milhões de dólares, e o beneficio seria basicamente zero uma vez que o actual sistema é plenamente funcional.

E se considerarmos que os ATMs não possuem historial de ataques não físicos, correndo diariamente de forma eficiente, torna-se difícil justificar tal investimento.

No entanto os bancos não deixam de estar receosos e querem garantir a continuidade da segurança dos seus sistemas, e com milhares de pessoas que, um pouco sem saberem, dizem à boca cheia que o XP, mesmo os sistemas não ligados à internet, vão passar a ser inseguros, os bancos não querem essa imagem nos seus serviços (essas pessoas deviam saber que os ATM não usam firewalls ou anti-virus, e que sempre foram seguros).



Mas felizmente para os bancos a Microsoft vai socorre-los. A troco de uma generosa quantidade de dinheiro os ATMs vão continuar a ter suporte e actualizações.  Ou seja, o XP morre a 8 de Abril… mas só para alguns.

Fonte:CNBC



Posts Relacionados