Batman: Arkham Knight – Versão consolas batia a versão PC, que acabou removida das prateleiras.

Arkham_Knight

Batman Arkham Knight tinha tudo para no PC superar, como é habitual, as consolas. No entanto, uma má conversão tornou as versões consola bastante superiores, ao ponto de a versão PC ser recolhida das prateleiras.

Arkham_Knight

As coisas não estão nada bem para a versão PC de Batman: Arkham Knight. O jogo não só se encontra  limitado a 30 fps, algo incompreensível numa máquina de topo, como possuia graves problemas de performance caindo para os 10 fps, e como não podia deixar de ser, ao ser um jogo patrocinado pela Gameworks da Nvidia, mais uma vez, de forma vergonhosa e mostrando as práticas pouco corretas desta empresa que não permite a concorrência optimizar o código para as suas placas, os habituais problemas de performance com as placas gráficas da AMD voltam a aparecer.

Mas neste caso a Nvidia deve estar a ver os milhões pagos a virarem-se contra si. É que não só os problemas de performance na versão PC são gerais, como esta versão ficava a dever bastante à existente nas consolas.

A consequência? O jogo na versão PC foi retirado das lojas. A Rocksteady refere que quem se sentir prejudicado deve pedir o re-embolso do jogo.

Ora se comparássemos as versões PS4 e PC o que podíamos ver?

– Melhor performance na PS4. De acordo com a Digital Foundry, apenas em algumas ocasiões muito especiais de condução em Gotham City a PS4 desceu abaixo dos 30 fps, mas a perda máxima registada foi de 3 fps. A versão PC por sua vez é uma sequência de engasgos incompreensíveis com quebras até aos 10 fps.

– Ausência de Ambient Oclusion nas versões PC. O mesmo está ativo na PS4.

Vejamos um comparativo, com a versão PC (cima) sem AO e a versão PS4 (baixo) com AO.

AK_PC_NOAO AK_PS4_AO

– Menor uso do efeito bokeh na versão PC. O efeito é usado mais vezes na PS4.


– Ausência de texturas de chuva nas personagens e objectos na versão PC. O efeito existe na PS4.

As imagens que se seguem (PC em cima, PS4 em baixo) mostram a ausência das texturas de chuva no PC e o menor efeito bokeh nas luzes da cidade.

AK_PS4vsPC

– Texturas de menor resolução na versão PC face às usadas nas consolas.

O efeito é maior em alguns casos, menor em outros. A image de baixo não será o melhor exemplo, mas dá para se entender que há diferenças nas texturas para uma menor qualidade.

AK_Texture

Nota: Apesar de estas comparações (excepto a última) estarem efectuadas face à PS4 não há indicação de diferenças na versão Xbox One sendo que a única diferença entre as versões é a resolução de 1080p na PS4 e 900p na Xbox One.

O que não se pode deixar de achar curioso no meio de tudo isto é que, claramente, estamos perante uma péssima conversão para o PC, e acima de tudo, perante um jogo que no PC sofre ainda da presença do Gameworks da Nvidia. E se formos ver o que a Nvidia mostrava deste jogo, vemos uma versão sem os problemas de cima, e a 60 fps… algo que o jogo não é!

Resumidamente… a publicidade da Nvidia é enganosa uma vez que o jogo não só não tem aquela fluidez como não corre a 60 fps no PC.

Quais os motivos da má conversão? Bem, visualizando os créditos finais do jogo o que vemos é o seguinte:

iron_galaxy_batman

A versão PC do jogo não foi realizada pela Rocksteady, mas sim pela Iron Galaxy, e envolveu, de acordo com os crédito, apenas 12 pessoas. Está explicado…

Publicidade

Posts Relacionados