Beta de Street Fighter V foi colocado offline devido a problemas.

gaming-street-fighter-5

Street Fighter V é um exclusivo PS4 nas consolas de nova geração, que está com problemas na sua fase de testes Beta. Mas a internet fecha os olhos a esse facto, apenas passando a imagem de um jogo com problemas.

gaming-street-fighter-5

Agora com a sua quinta versão, Street Fighter V, e após o lançamento de um jogo na PS4 (Street Fighter IV) seria de esperar que o jogo estivesse já livre de problemas de maior, mas com o lançamento da versão BETA, o que pudemos ver não foi isso. O jogo apresenta, nesta fase (e recorda-se que ainda é uma BETA), problemas com os servidores que não aguentam a carga que lhes foi colocada, impedindo inclusive o jogo de arrancar por ser impossível fazer-se login, e mais ainda, ao não colocar limitações de região aos jogadores que ali se encontram, cria severos problemas de lag quando pessoas de regiões distantes do planeta se confrontam, tornando as partidas injogáveis.

O que explica essa situação? Mesmo sendo Beta, sendo esta uma segunda versão de um jogo que já saiu para a consola, não deveria estar já numa fase minimamente estável? Segundo a Capcom os problemas, devem-se à existência em Street Fighter 5 de um novo motor de rede bastante melhorado que tinha sido estreado com Street Fighter X Tekken nas antigas consolas, e que agora resolveram trazer para a PS4 (segundo a equipa não o fizeram em Street Fighter IV por falta de tempo). No entanto torna-se claro que motor de rede requer ainda afinações e resolução de problemas diversos agradecendo bem está fase de testes Beta.

Mas infelizmente a actual internet não perdoa e a notícia dos problemas rapidamente se espalhou pelos fóruns basicamente esquecendo que se trata de uma fase de testas Beta, e passando apenas a ideia da existência de problemas com os servidores numa demo de um jogo exclusivo PS4 (muitos referem-se a Beta como uma demo, negligenciando que na realidade trata-se de uma Beta aberta. E uma Beta serve exactamente para a detecção e correcção de bugs e problemas, sendo que a abertura da mesma ao público serve para replicar as cargas nos servidores que a versão final irá sofrer).

E apesar de não passar a informação que este é um jogo em fase de testes Beta, não ser um jogo first party da Sony, e como tal não ser esta a empresa responsável pelos servidores, o facto de este ser um jogo exclusivo leva muitos a referirem que a Sony teria igualmente responsabilidades.

E infelizmente a realidade é que com essa ideia passada pela internet, mesmo sendo errada, ela espalha-se. E o facto de a Capcom ter sido obrigada ao fecho total dos servidores, com um pedido de desculpas, e sem indicação de quando os mesmos seriam repostos, não ajuda a limpar essa imagem.


Eis a mensagem inicial da Capcom que pedia apenas algum tempo para resolver os problemas:

 

E as que se seguiram que davam a perceber problemas maiores que o esperado:

Finalmente a declaração final da Capcom no seu website a fechar os servidores por tempo indeterminado.

We apologise for the ongoing issues that users have been experiencing with the SFV beta test. In order to allow us to fix the issues as quickly as possible, we are going to initiate a period of extended maintenance, during which time the beta will be unavailable to all users.

We will let you know the date on which the closed beta test will re-open once all problems have been fixed. We sincerely apologise for having to bring this unfortunate news to you. Thank you for your patience. Please stay tuned for further updates.

Desde essa altura os servidores tem estado disponíveis de forma muito intermitente, mas quem entra cedo se apercebe que os mesmos não estão em condições.

Será certamente bom que os problemas se resolvam na sua totalidade antes do lançamento do jogo uma vez que uma repetição do sucedido com Driveclub, e independentemente de aqui a Sony não estar directamente envolvida, ao termos aqui um jogo exclusivo, certamente a situação não seria algo bom para a imagem de qualidade e estabilidade da PSN que apesar de muitas melhorias ao longo dos tempos, ainda tem revelado pontualmente situações onde parece demonstrar estar a necessitar de algumas melhorias para obter uma qualidade, estabilidade e segurança idêntica à do Live da concorrência.

Nota de última hora: Acabamos de saber que o jogo foi adiado devido aos problemas detectados com a colocação da Beta online. A empresa indica que até ao lançamento ainda irá disponibilizar 3 fases Beta do jogo para verificação do mesmo.

Publicidade

Posts Relacionados