Bethesda vai processar a Warner Bros por uso de código de videojogo.

Provar que um videojogo usa o mesmo código de programação que outro pode ser complicado. Uma vez compilado o código deixa de estar acessível e não é possível saber-se o que foi usado.
Mas neste caso a Bethesda chegou lá por um outro factor… O facto de as bugs serem as mesmas!

Problemas com cópias de ideias e estilos podem até ser problemáticos de se provar. Mas quando a questão é o código, é bem diferente!

Infelizmente para qualquer produtor, só se consegue provar que há uma cópia do código quando se tem acesso ao código fonte original, pois no jogo este está já compilado e é extremamente difícil de se provar que é a mesma coisa.

No jogo em causa, a Bethesda processa a Behaviour Interactive e a Warner Bros não só pelo facto de o seu jogo Westworld  possuir um design de jogo similar, um estilo de arte similar, um design de jogo similar, animações similares, caracteristicas similares e elementos de jogo similares.

Não fosse o facto de tudo isso ser já por si demasiado para se poder considerar que há aqui uma cópia clara, a Bethesda vai mais longe, insinuando que a Warner Bros está a usar o código do seu Fallout Shelter. Isto não só pelo de cima, mas pelo facto que o jogo da Warner possui bugs exactamente idênticas às que o da Bethesda possui.



A realidade é que se tudo o que é similar pode até não implicar forçosamente plágio, ao entrarmos na questão das bugs a coisa é bem diferente. Tal possui uma probabilidade quase nula de acontecer, e implica não só plágio, como inclusive roubo de código fonte.

Recorde-se ainda que a Behaviour interactive tinha efectivamente acesso ao código de Fallout Shelter, uma vez que colaborou com a Bethesda na sua produção.

Eis um link para o processo que deu entrada em tribunal, com os argumentos da Bethesda, onde podemos ler:

A Bethesda traz esta acção contra a Behaviour e  Warner Bros. (em conjunto, “Reus”) pela sua consciente e intencional violação dos direitod de autor da Bethesda, apropriação indevida de segredos de negócio, e práticas de negócio e competitivas enganadoras e desleais através do desenvolvimento, marketing, e promoção do jogo para aparelhos móveis, Westworld.

 

Para trazer o jogo móvel  Westworld para o mercado, a Behaviour e a Warner Bros utilizaram a propriedade intelectual da Bethesda sem autorização para desenvolver um jogo com a mesma, ou substancialmente semelhante experiência de jogo que a fornecida pelo jogo móvel com direitos de autor, Fallout Shelter. Ao fazer isto a Behaviour quebrou o contrato com a Bethesda e utilizou propriedade intelectual de acesso restrito da Bethesda, incluindo código com direitos de autor registados, segredos de negócio e outros, para cortar no tempo de desenvolvimento necessário, reduzir custos e rapidamente trazer o jogo Westworld para o mercado, oferecendo a mesma experiência de jogo do popular FALLOUT SHELTER. 



O uso ilegal do design, gameplay, e código de programação com direitos de autor de FALLOUT SHELTER permitiram à Behaviour e à Warner Bros desenvolver um jogo com características e jogabilidade altamente similares às de FALLOUT SHELTER

 

A quebra de contrato da Behaviour com a Bethesda é evidade na jogabilidade de Westworld, que usa o mesmo código e programação usado em FALLOUTSHELTER da Bethesda. O uso deste código pertença da Bethesda é notório quando ele inclui as mesmissimas “bugs” ou defeitos encontrados no código de FALLOUT SHELTER. Por exemplo, a versão de demonstração do Westworld inclui uma “bug” ou defeito presente numa versão inicial do FALLOUT SHELTER trabalhada pela Behaviour durante o seu desenvolvimento. Esta “bug” aparece quando o jogador começa a versão de demonstração do Westworld. Especificamente a vista está desfocada e a cena que aparece está para a direita e para baixo da zona onde deveria estar. É como se a câmara que captura a cena fosse movida inavertidamente para o lado e lentamente re-focasse a imagem central. Este mesmissimo problema apareceu nas versões iniciais do FALLOUT SHELTER mas foi corrigida antes do FALLOUT SHELTER sair para o público. O aparecimento desta bug no Westworld torna claro que o código de FALLOUT SHELTER foi usado pela Behaviour no jogo Westworld.



Posts Relacionados