Boing criou o material mais leve de sempre

microlattice_metal

A Boing criou o material mais leve de sempre. Ao ponto de poder ser colocado sobre um Dente de Leão.

O material é ultra-leve, mas no entanto mantêm a sua integridade estrutural sob grandes forças. E se algumas empresas andam a melhorar a integridade dos seus aviões mexendo nas cadeiras, a Boing está a tentar melhorar a estrutura do próprio avião.

O fantástico do material é que é 99.99% ar, o que lhe permite ser pousado numa flor tão delicada, e é 100 vezes mais leve que a esferovite.

A ideia foi a criação de uma treliça metálica de tubos ocos interligados com uma espessura de 100 nanômetros, ou seja 1000 vezes mais fino que um cabelo humano.

A micro-treliça recebe a sua resistência da sua estrutura de célula aberta em tudo semelhante ao que acontece nos ossos humanos. Sólido no exterior com uma pequena medula no interior. Este medula é uma rede tubos interconectados que impedem a estrutura de se partir. O material usado é uma liga de níquel-fósforo.

O Director dos laboratórios HRL da Boeing, Gail Taylor-Smith, explicou a implicação que este material pode ter na exploração espacial:

Com propriedades mec^nicas que permitem ao material fletir-se, podemos um dia comprimir os sistemas espaciais para reduzir a ocupação de espaço, mas uma vez em orbita ele pode ser expandido para o seu tamanho normal.

Mas até lá, o material pode ser usado na criação de materiais que absorvam energia, tornando carros e aviões mais resistentes e seguros em caso de choque graças ao poder de absorção de energia deste material.

Publicidade

Posts Relacionados