Cara EA – Pára de nos impingir aquilo que pretendes que seja verdade

StarWars_battlefront

Recentemente a EA veio a público referir que Star Wars Battlefront não possui campanha de jogador único porque já ninguém joga esse modo. E claro a revolta face a tão escabrosa mentira é enorme!

A Electronic Arts é conhecida por boas e más razões. Mas se pelas boas nada há a dizer, pelas más há muito a criticar.

Pessoalmente sou contra as monetizações de jogos que actualmente até já chegaram a franchisings como FIFA. E FIFA é um caso muito especial, pois não só o jogo não justifica custar todos os anos o preço de um jogo Full Price quando nada do que ali está é recriado de raiz, sendo apenas uma revisão do jogo anterior que poderia ser vendida sob a forma de patch ou atualização a custo reduzido, como a introdução de modos que envolvem compras dentro de um jogo Full Price não são algo que me agrade e aceite.StarW4

Mas a EA não é uma empresa que seja motivada pela satisfação do cliente. Pelo contrário a empresa move-se apenas pelos seus resultados financeiros. E enquanto houver pessoas que não se apercebem dos vícios que estão a criar na industria, e da forma como estes vícios se vão virar contra sí, a EA agradece.

Recentemente Peter Moore da EA veio abordar um outro assunto. Neste caso radicalmente diferente, mas que continua a demonstrar que a EA cria e lança para o mercado aquilo que quer e não aquilo que o consumidor deseja o tema foi Star Wars Battlefront e o facto de este jogo possuir uma campanha de jogador único extremamente reduzida (Neste caso, segundo uma notícia já antiga, a história terá apenas alguns mapas e usará bots para substituir os jogadores).


A sua resposta foi algo chocante:

Muito poucas pessoas chegam a jogar o modo de jogador simples neste tipo de jogos. Isso é o que os nossos dados nos indicam.

SWFB_Icone

Sinceramente não sei que dados é que a EA possui sobre este assunto, mas o que me parece é que eles não podiam ser mais errados.

Independentemente de o jogo poder ter online ou não, quem é que não aprecia uma campanha de jogador simples? Especialmente porque é nestas que os grafismos são levados ao extremo!

O que me parece ser verdade, isso sim é que nos jogos multi jogador as empresas pura e simplesmente não se preocupam em criar um modo de jogador único com qualidade. E sendo o modo de jogador único dos jogos online basicamente uma porcaria, porque motivo os dados da EA haveriam de indicar outra coisa? Experimentem criam um modo de jogador único com qualidade e depois falamos. Afinal não são a maior parte dos jogos offline e de jogador único? E não são eles um sucesso? Porque motivo é que então o modo de jogador único dos jogos online não é um sucesso? Pensa cabecinha… pensa!

O universo Star Wars é riquissimo! E certamente o que não falta são motivos e inspirações para uma componente de jogador único extremamente interessante. E se não o é… O motivo é simples! A EA quer lucrar com o jogo já, e o jogo vai sair como estiver. Aliás nesse aspecto a EA e a Ubisoft são basicamente almas gémeas.

A questão aqui é até quando as pessoas vão permitir isto. Porque há que ter a noção que as empresas só vendem aquilo que o consumidor compra. E que não é a empresa que manda no mercado, é o consumidor.

Mas infelizmente o consumidor parece mais interessado em outras guerrinhas idiotas, tais como qual é a melhor consola, do que em se preocupar com aquilo que é verdadeiramente importante para o futuro dos videojogos.

Publicidade

Posts Relacionados