Uma palavrinha dos nossos patrocinadores - o artigo que procura encontra-se em baixo



Retomando o nosso artigo

Jan 202012
 

A SOPA e a legislação equivalente do Senado, a PIPA levaram uma valente panca quando esta semana que passou a Administração Obama referiu que vetaria a Lei devido a considerar que a mesma possui partes que podem ser consideradas “perigosas”.

Esta posição surge como resposta a uma petição para que o Presidente Obama vetasse a SOPA e a PIPA, e nela foi referido que a legislação em causa “reduz a liberdade de expressão, aumenta o risco de insegurança no cyberespaço, e limita o dinamismo e a inovação global da internet“.

Note-se que esta posição não significa que estas legislações esteja mortas, mas que à partida serão revistas nas partes mais controversas. De notar igualmente que a administração Obama não fez ainda nada senão admitir que a legislação é polémica e que a poderá vetar se se mantiver tal como está. Mais ainda a Administração apenas se pronunciou relativamente ao facto de o Governo e seus organismos poderem mandar encerrar determinados sites, mas nada disse sobre a liberdade igualmente concedida nesse aspecto aos detentores de direitos de autor, nomeadamente as grandes corporações.

Aliás tem sido comum na administração Obama a retórica ser mais forte que as acções, pelo que se espera que o veto não exista numa legislação alterada onde os pontos não sejam tão claros, mas com idênticas consequências.

Esta legislação é, como é bom apanágio destas situações, baseada nas queixas de que a economia está a ser prejudicada pela pirataria, uma conclusão que deixa algo a desejar pelos seguintes motivos:

- Assume que os que pirateiam conteúdos comprariam os mesmos caso lhes fosse impedido o acesso à versão pirateada.

- Assume que o dinheiro poupado na não compra não entra no mercado, esquecendo que as pessoas o acabam por gastar em outros produtos.

- Esquece o boom no mercado paralelo de hardware que tem florescido graças ao software.

- Esquece os lucros mirabolantes de muitas destas empresas, isto apesar da pirataria.

- Esquece a história e outros casos de resistência à tecnologia e inovação

 

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • MySpace
  • RSS
  • Twitter
  • Google Buzz

 Leave a Reply

(Obrigatório)

(Obrigatório)


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

   
© 2011 PCManias.com
Design By Ricardo Rodrigues
Suffusion theme by Sayontan Sinha