CEO da Sony mostra-se contra o bloqueio de usados nas consolas da próxima geração.

Recentemente tem vindo a lume vários rumores sobre a possibilidade das consolas de próxima geração bloquearem o acesso aos jogos usados. E se os rumores tem vindo a ser mais associados à Xbox 720 (se é que será esse o nome da futura consola da Microsoft), a verdade é, por arrasto, que tem vindo igualmente a ser ligados à futura Playstation 4.

No entanto, o analista Michael Pachter teve recentemente a oportunidade de ter uma conversa mais recatada com o SEO da Sony America, Jack Tretton, e onde se discutiram as futuras consolas, pelo que o rumor do bloqueio dos jogos usados nessas consolas veio à baila.

E quando confrontado com a questão, a resposta de Tretton não podia ser mais clara:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

“Para que fique registado, sou totalmente contra o bloqueio de jogos usados. Penso que é uma mais valia tremenda para os consumidores que os possam adquirir. Temos sempre consumidores que compram as consolas já mais tarde no seu ciclo de vida, que as compram mais baratas, e que pretendem adquirir jogos antigos a preços acessíveis. Creio que seria uma atitude anti-consumidor se adoptássemos uma medida desse género.”

A opinião de Tretton é relativamente consensual dentro de toda a industria, e isto apesar das vozes discordantes como as da Crytek que, como referimos na altura, parece estar a confundir pirataria com usados.

Falta porém saber a opinião da Microsoft quanto a esta situação, e isto antes de este rumor poder ser posto de lado completamente. No entanto, Michael Patcher é dos que considera o rumor como dos “mais estúpidos” que já ouviu, e tem vindo mesmo a ridicularizar a situação publicamente, pelo que se espera que o mesmo não possuam mesmo nenhum fundamento.

Vamos aguardar e ver.

Publicidade

Posts Relacionados