CEO temporário da Nokia revela ter planos para os próximos… 150 anos

Ao que parece a Nokia está optimista. E pensa já nos próximos 150 anos.

nokia-bike-2[1]

Tenho de confessar que quando soube que Risto Siilasmaa, o CEO temporário da Nokia referiu numa entrevista “Acredito que isto é o início dos próximos 150 anos da história da Nokia”, tive alguma dificuldade em não me rir.

É certo que a Nokia foi comprada pela Microsoft, mas quando se tem consciência que isso aconteceu porque a empresa falhou em projectar o seu futuro para 5 ou 6 anos, ter agora o novo CEO a falar em 150 é algo que tem de ser encarado com humor.

A Nokia é uma empres antiga é certo, e possui já 148 anos de idade, mas o certo é que o portfolio da empresa mudou como pouca ou nenhuma empresa deste planeta.



Efectivamente, quando foi criada a empresa fazia borracha para pneus e botas, bem como produzia papel. Mas 48 anos depois começou a produzir cabos. Durante todo o século 20 a Nokia produziu electrónica de consumo e só nos anos 90 se focaram nas telecomunicações, um mercado que liderou em 2005/2006.

Ora apesar de a Nokia ter perdido a sua divisão de telemóveis, ainda ter alguma capacidade na industria com a produção de outros componentes. Mas dadas as suas dificuldade actuais torna-se difícil de prever o seu futuro, e certamente as palavras do seu CEO serão mais animadoras do que outra coisa. Mas quem sabe, os pneus não estarão de novo no seu horizonte? Ou bicicletas! Afinal a Nokia já tinha feito uma.



Posts Relacionados