Checkerboard rendering vs Nativo a 4K. Notas as diferenças?

O desafio fica colocado. Qual é a imagem nativa a 3840×2160 e qual a re-criada usando Checkerboard rendering! Justifica pagar mais 100 euros pela diferença?

Nota: O artigo que se segue não é uma comparação de consolas (algo que terá de ser visto caso a caso, e que envolve mais do que meras resoluções), mas sim sobre resoluções e as vantagens das mesmas na relação custo/benefício. No presente artigo nenhuma das imagens é de consola.

Acréscimo a 25/06/2017 – Apesar dos avisos de que o presente artigo apenas se destina a comparar as diferenças visuais de resoluções entre as consolas de meio de geração, face às mesmas diferenças nas consolas base, sem comparar as consolas em si, algo que não seria coerente, não só porque as imagens em causa não são de consola, mas igualmente pelo facto que não há ainda imagens comparativas das reais diferenças visuais entre a PS4 Pro e a Xbox One X, sendo que nessa comparação entre consolas a resolução seria apenas um dos factores a ter-se em conta, os nossos leitores parecem confundir as coisas, levando o artigo para uma comparação entre a PS4 Pro e a Xbox One X. E nesse sentido esclarece-se e reafirma-se:

 – O presente artigo não pretende comparar consolas, mas apenas resoluções e diferenças visuais entre imagens idênticas, mas a diferentes resoluções. As referências às consolas em causa devem-se apenas a um enquadramento com a realidade de que elas serão certamente o centro desta discussão no futuro, assim como foram no passado. A ideia do artigo passa apenas por mostrar como efectivamente a diferença visual entre 900p e 1080p acaba por ser superior à de 4K checkerboard e 4K nativos, algo que o bom senso ditaria logo à partida dada a densidade de pixels por cm de ecrã, mas que alguns se recusam a perceber alegando frases como “Ah… antes viam a diferença e agora não a veem”. E efectivamente, é isso que se pretende mostrar.. que antes se via de forma simplificada, e que agora é muito mais complicado de se perceber, colocando o desafio aos leitores a descobrirem qual é qual.



O artigo em causa não invalida absolutamente nada do referido por nós anteriormente. que a XboxX é a consola mais poderosa do mercado, e uma compra bem mais apetecível a nível de hardware do que a PS4 Pro, sendo que esta deverá apresentar inúmeras vantagens nos jogos Multi face à consola da Sony.

Esperamos assim que o diálogo nos comentários se fixe apenas naquilo que aqui está em causa, as diferenças visuais perceptíveis entre as imagens de PC aqui colocadas. Se apesar dos alertas, não fomos suficientemente claros no texto do artigo a dar a entender logo à partida isto, pede-se desculpas desde já.

Aproveita-se aqui a oportunidade para referir a quem quiser comparar as imagens que as comparações para serem justas deverão no máximo usar um zoom de 100% se visualizadas num ecrã 1080p, uma vez que 4K possui exactamente 2x mais (100% mais) resolução vertical e horizontal (3840*2×1920 e 2160=2×1080).

Segue o artigo original:

A PS4 Pro ao aparecer no mercado permitiu que os motores de jogos fossem adaptados para passarem a suportar o checkerboard rendering usado pela consola. Os motores da Ubisoft suportam-no, o Frostbyte da EA suporta-o, e os principais motores do mercado também o suportam.

Mas agora estamos perante a Xbox One X que supostamente dará resoluções superiores à da PS4 (apesar de o nativo não ser garantido). E o debate sobre as diferenças gráficas voltam à cena. Daí que a questão da resolução volta à baila. Mas se dantes a melhor resolução estava na consola mais barata, agora isso não acontece. Daí que surge  pergunta: será que a diferença (pensando apenas na resolução) justifica os 100 euros adicionais?

A diferença entre a PS4 Pro e a Xbox One X é semelhante à diferença entre a Xbox One e a PS4, com a diferença que estas consolas trabalham a resoluções muito superiores. Será que a estas resoluções as diferenças são tão notórias como a 720p vs 1080p ou 900p vs 1080p?

Naturalmente que teremos de esperar para ver quais as reais diferenças nos jogos entre uma PS4 Pro e uma Xbox One X, pelo que este artigo não faz sentido no que toca à comparação das duas consolas, algo que não se pretendo aqui.

O que se pretende isso sim é verificar a real diferença daquilo que se pode esperar a nível das resoluções das duas consolas. Assim, partindo do principio que a situação será em tudo semelhante à que temos com as atuais consolas, mas agora a favor da Xbox, vamos analisar a situação apenas na diferença de resolução.

Mais uma vez, até porque tal não se pretende e seria completamente errado, não vejam isto como um comparativo de consolas, mas apenas de resoluções, até porque as consolas podem apresentar diferenças adicionais. Aqui a ideia é apenas ser se a mera diferença de resolução é algo justificável para comparações como o foi no caso dos 900p para os 1080p.

A realidade é que as diferenças de resolução são mais notórias quando a resolução é baixa, e onde qualquer aumento traz detalhe adicional. Trata-se de uma questão de densidade de pixels por cm face à distância de visualização. É mais fácil distinguir-se entre 640×480 e 800×600, do que entre 800×600 e 1024×768, assim como é mais fácil distinguir-se entre os 1024×728 do que os 1280×720 do que entre os 1280×720 e os 1600×900, e por aí fora. Mas com o crescendo da resolução, as diferenças são menos notórias. E a realidade é que quando andamos já perto dos 4K, as diferenças são muito difíceis, senão mesmo impossíveis, de serem detectadas, pelo menos para as dimensões mais comuns de ecrãs de TV.



Para terem uma ideia desta realidade, propomos um desafio. Em baixo temos duas imagens de PC, uma rendida a 4K  (2160p) nativo, a outra usando o checkerboard rendering exactamente como na versão final do jogo para a PS4 Pro Esta imagem é calculada a 1800p, e depois re-escalada para os 2160p,

Deveremos estar aqui perante um dos casos que serão mais comuns de possíveis teóricas diferenças que poderemos ter entre a resolução (e apenas resolução) das duas consolas de meio de geração (que neste caso seria os 1800p subidos com checkerboard na PS4 Pro e os 4K nativos na Xbox One X), daí que se solicita: Abram as imagens num novo separador e comparem! E depois digam qual é qual!

Não vamos sequer dar pistas! Vamos apenas deixar aqui o desafio particularmente aos possuidores de ecrãs ou TVs 4K que digam qual é qual! Os restantes utilizadores tambem podem dar o seu palpite colocando a imagem num programa de edição de imagem e escolhendo a opção “Tamanho Real”, e a partir daí, tentar descobrir qual é a nativa, e qual a que usa o Checkerboard rendering a 1800p, re-escalando depois para 2160p.

Argumentem referindo o que veem na imagem de diferente para que todos possam verificar. Refiro que há duas formas de saber qual é qual, mas nenhuma delas está directamente ligada à qualidade da imagem visualizada de forma normal, e que revelarei depois de existirem já alguns comentários com respostas.

NOTA: Curiosamente descobri uma bug no jogo ao olhar para estas imagens… Tentem igualmente dar com ela! 🙂

A questão final é… Se não houver outras diferenças que não a resolução, uma das imagens vale mais 100 dólares que a outra?

Apenas como comparativo eis aqui uma imagem de Ryse: Son of Rome. Tiramos a mesma imagem da versão PC a 1080p nativos e a 900p que re-escalaremos para 1080p. Recordemos que estas resoluções são discussão de 2013, e onde a imagem melhor até estava disponível por menos 100 euros.

Peguemos num pedaço como o assinalado abaixo de ambas as imagens e coloquemos lado a lado com algum zoom.

Eis o resultado (nota: a amostra usada acabou por ser um pouco mais larga que a janela acima indicada):

Não é difícil, caso abram a imagem num novo separador perceberem qual a 1080p e qual a 900p.

Mas vamos fazer o mesmo com a imagem anterior para vermos se percebemos a mesma diferença (notem que a ordem das imagens não é, necessariamente a mesma), criando uma imagem de iguais dimensões.

Qual a 4K nativa, qual a recriada? É ao mesmo nível da diferença entre os 900p e os 1080p?

Digam de vossa justiça, justificando os argumentos e como chegaram à vossa resposta.





Posts Relacionados