Ciência cria anti corpos capazes de bloquear a dor e a comichão.

Os analgésicos não tem evoluído muito nos últimos tempos. Mas agora há uma evolução gigante.

Durante muitos anos, as drogas destinadas a tratar a dor não evoluíram por aí além, especialmente no campo da redução dos efeitos secundários. E nos casos mais fortes (opíoides) a possibilidade de dependência ou overdose acabava por superar os benefícios.

No entanto uma equipa de investigadores parece ter descoberto uma alternativa de peso às drogas tradicionais, com a criação de um anti-corpo especializado que reduz a dor ao actuar directamente nos neurões.

O Professor Seok-Yong Lee tentava inicialmente isolar um tipo particular de sódio chamado Nav1.7 e que é encontrado nos neurões de forma a estudar a sua estrutura. Os canais de sódio regulam a intensidade do sódio na membrana dos neurões para controlar o potencial da acção, ou seja, controlam o disparar de sinais eléctricos no neurão. O Nav1.7 sabe-se que está envolvido na criação da dor e de sensações de comichão. Daí que Lee usou anti corpos para capturar as proteínas do canal para estudos, ficando a pensar se seria possível criar um anti corpo que inibisse de vez a função do canal nos organismos vivos.

neuron



Ora um anti corpo não é mais do que um tipo de proteína criada pelo sistema imunitário dos vertebrados. São parte do sistema adaptativo de resposta que se cola aos agentes patogénicos e os marca para remoção do corpo. Quando somos vacinados contra uma doença é a produção de anti corpos que surge como resposta do sistema imunitário que nos dá a protecção, pelo que há muito que se sabe como gerar certos anti corpos.

Assim o anti corpo criado possui uma afinidade pelo canal de sódio Nav1.7 dos neurões, o que faz com que estes se colem à superfície dessas proteínas e basicamente “as desliguem”. E sem sódio nesse canal a resposta à dor e comichão é suprimida.

Os testes em laboratório realizados em ratos parecem não apresentar dependências ou efeitos secundários, pelo que poderemos estar perante uma revolução no campo dos tratamentos anti dor.



Posts Relacionados