Ciência cria Feixe Tractor capaz de mover partículas macroscópicas.

Os feixes tractores deixaram de ser ficção. A ciência deu passos de gigante com esta tecnologia e já consegue mover partículas visíveis a olho nu.

tractor-beam

Quando se fala em “Tractor beams” ou feixes tractores o que vem à ideia são naves de ficção cientifica. E apesar de que o que a ciência conseguiu estar longe do visualizado nesses mesmos filmes, a verdade é que já há algo capaz de mover partículas visíveis a olho nu.

Mas curiosamente a tecnologia não podia ser usada em naves espaciais, uma vez que a mesma usa som para conseguir o que consegue, e como sabemos no vácuo do espaço o som não se propaga.

A física envolvida é simultâneamente simples e complexa, uma confluência complexa de ondas sonoras geradas matemáticamente que permite criar uma força capaz de mover objectos com som. E o som é apenas uma vibração do meio (normalmente o ar) que se manifestam como regiões de maior ou menor pressão. E é esta contracção do meio que todos podemos verificar existir ao colocar a mão sobre um sub-woofer.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O maior problema de usar o som como uma força física é que ele tende a expandir-se em todas as direcções, alterando a trajectória ao bater em tudo onde toca criando uma complexidade de pressões difícil de controlar e tornar útil.

Assim a equipa usou um pequeno truque, criando objectos com formas que facilitam a interacção com o som, movendo assim objectos com centímetros com som desde que o ângulo e a frequência do som sejam devidamente aplicados é criada uma zona de baixa pressão na frente do objecto , e as ondas que lhe batem na traseira movem-no para a frente.

tractor-beam-3

Como se pode ver pela imagem a forma do objecto movido era triangular, e o meio usado foi a água que por ser mais densa permite melhor propagação do som.


Publicidade

Posts Relacionados