Cientistas criam cubo que pode equilibrar-se sobre os seus vértices.

Engenheiros Suiços criaram um cubo que pode rodar sobre os seus cantos e mover-se, bem como equilibrar-se sobre um dos seus vértices.

O Cubli tem apenas 15 cm de altura e usa rodas de reacção que roda a velocidades angulares elevadas que lhe permitem saltar e mover-se na direcção que deseja.

Trata-se ainda de um protótipo mas com elevada potencialidade para a criação de veículos de exploração espacial e mesmo para robots.

O Cubli foi criado por engenheiros Suiços do “Federal Institute of Technology” em Zurich e possui três rodas de reacção todas ligadas a um motor “brushless”. Possui ainda sensores de movimento, bateria e um processador.

Os sensores são usados para calcular a inclinação do cubo verificando as velocidade angular necessária para as rodas montadas nas faces do cubo, para o mover. Estas rodas podem travar rapidamente o que causa os saltos do Cubli desde a sua posição de descanso, criando o momento necessário para a movimentação do corpo.
Cubli measures just 15cm in height and uses reaction wheels that rotate at high angular velocities to make it jump up, balance and walk along. It is currently a prototype, but some researchers hope to use the technology to design planetary exploration vehicles and self-assembling robots of the future

Como se pode ver, o Clubli detecta variações na superficie, sendo capaz de se auto ajustar , mantendo-se em equilibrio. Pode ainda rodar sobre si próprio.

 



Posts Relacionados