Cientistas criam LiFi de 3 Gbps

Criar ume rede à base de ondas rádio é algo já normal. Mas há base de luz é novidade. E usando leds convencionais foi conseguida uma rede de luz com velocidades de 3 Gbps.

Cientistas do Fraunhofer Henrich Hertz Institute criaram uma rede sem fios com velocidades de 3 Gbps usando leds convencionais. Este foi uma valor obtido em laboratório sob condições controladas, mas mesmo assim, numa feira de exposições, velocidades de 500 Mbps foram conseguidas.

O sistema passa pela oscilação da luz, e os leds permitem um controlo semelhante a qualquer componente electrónico podendo assim ser ligados e desligados a altíssima velocidade. Os princípios são em tudo semelhantes aos dos WiFi, mas aqui em vez de se usar microondas usa-se radiação de terahertz (luz), oscilando-se uma lâmpada led que é lida por um sensor de luminosidade em vez de uma antena.

Os cientistas não revelaram mais dados sobre como conseguiram esta rede, tendo sido obtida uma frequência de 180 hz da luz. Cada uma das caixas possui um conjunto de três leds com cores diferentes e um sensor de luz e liga-se por cabo ao resto da rede.

Certamente não será tão cedo que veremos uma tecnologia destas a avançar para nossas casas, até porque o alcance das mesmas ainda é baixo. Mas quem sabe um dia potentes feixes de luz concentrada não ligarão edifícios permitindo a ligação a altíssima velocidade entre os mesmos. Isto claro se a vizinha do lado não puser os cobertores a secar no seu estendal, bloqueando o feixe de luz ;).



lifi

 

Fonte: Extremetech



Posts Relacionados