Cientistas desenvolvem Smartglasses capazes de ver células cancerigenas

A ciência encontrou um bom uso para os smartglasses. E com eles os médicos podem agora ver as células cancerígenas e melhorar as hipóteses de sucesso nos tratamentos após operação.

 

operacaoNem sempre as cirurgias de remoção de células cancerígenas são uma operação única, ao não ser incomum parte das células a remover ficarem ainda presentes e virem a desenvolver-se novamente posteriormente, obrigando a nova operação.

Mas agora há uma nova tecnologia visual para ajudar a que isso não aconteça. E é baseada em smartglasses!

O aparelho foi desenvolvido na Universidade de Washinton por uma equipa liderada por Samuel Achilefu, e permite tornar as células cancerígenas perfeitamente visíveis durante a operação.

Para tal usa um software desenvolvido para o efeito e que faz as células afectadas ficarem azuis e facilmente visíveis a quem usar os óculos. Desta forma os cirurgiões podem remover as mesmas de forma completa e de uma só vez. Ou pelo menos essa é a crença da equipa de Achilefu.

A tecnologia já foi testada na prática numa operação realizada a 10 de Fevereiro, mas apesar de funcional ainda requer muitos mais testes para garantir que não deixará passar nada por detectar

Fonte: Engadget

Publicidade

Posts Relacionados