Coisas sobre o Windows 7 que desconheces: O gravador de problemas

Problemas com o PC todos temos, mas por vezes torna-se difícil descrever a situação, especialmente quando a pessoa que requer ajuda tem alguma dificuldade em citar, e mesmo identificar, as coisas pelos seus nomes técnicos e aquele a quem estamos a pedir ajuda não está à nossa beira.

Esta é uma situação eventualmente mais comum no tipo de utilizador mais casual, e que, apesar de saber mexer na máquina à medida das suas necessidades, nunca explorou ou não pretendeu explorar a coisa de forma mais profunda, faltando-lhe assim termos técnicos para chamar e identificar os diversos componentes visuais que se encontram no ecrã.

Nesse sentido uma assistência remota efectuada por meio de um software como o que vem de origem com o Windows é a solução ideal. No entanto para tal poder acontecer, quer quem solicita a assistência, como quem a presta, necessitam ambos de um sistema Windows, bem como ambos os lados necessitam de uma ligação activa à internet. A alternativa é um TeamViewer que permite o acesso ao computador a partir de outros sistemas operativos e mesmo de tablets ou smartphones, mas tal é uma solução que requer um software externo.



Ora o que pretendemos aqui é mostrar uma solução interna do windows que, apesar de poder não parecer a melhor, na realidade é funcional e passa sobre todas as questões de compatibilidade entre sistemas operativos, não requerendo sequer que ambos os intervenientes estejam online em simultâneo.

Esta situação torna-se particularmente interessante até porque as assistências remotas podem trazer novas dificuldades, particularmente para quem usa firewalls ou routers que podem necessitar de configurações adicionais. E mais ainda, o problema existente pode ser com o acesso à internet, o que invalida as assistências remotas.

Por isso vamos falar-vos do Problems Steps Recorder e que em Portugues se denomina de Gravador com descrição de problermas, um utilitário embutido no Windows 7 e que a maior parte dos utilizadores desconhece existir.



O PSR é um utilitário que podem arrancar escrevendo exactamente “PSR” na barra de comandos do Windows 7, aquela que acedem através do botão INICIAR, e que refere “procurar programas e ficheiros“. Note-se que esta pesquisa é realizada procurando por “PSR”, independentemente da linguagem do windows.

Com o programa detectado e arrancado vão ver que o mesmo é extremamente simples, apresentado um botão para iniciar uma gravação (a tradicional bolinha vermelha) e que depois de iniciado muda para um botão de paragem (o tradicional quadrado negro).

Com o PSR activado o programa vai registar absolutamente tudo o que o utilizador faz, incluindo todos os cliques do rato e pressionar de teclas, tirando capturas de ecrã e juntando posteriormente tudo num ficheiro MHTML zipado que pode posteriormente ser fornecido manualmente ou por e-mail à pessoa quem pretendemos pedir ajuda para esta analisar a situação.

O ficheiro resultante pode ser visto com um web Browser e é extremamente informativo para quem o consulta, oferecendo imensa informação útil que pode ajudar na detecção dos problemas, e em certas situações, revelando-se mesmo superior ao uso de programas de assistência remota, uma vez que o software regista todos os processos chamados e utilizados em cada um dos passos realizados.



Posts Relacionados