Mai 132012
 

Tens um programa antigo realizado para o Windows XP e que não te corre no Windows 7?

Muito certamente até terás, e se tal é o caso com toda a certeza já constataste que aceder às propriedades do executável e activar a compatibilidade com o XP faz muito pouco ou mesmo nada (o que é o mais certo).

Pois bem, não desesperes. É que como muito poucos utilizadores sabem, o Windows 7 possui um Modo XP. Neste modo, mais do que activar certos parâmetros para compatibilidade, como acontece com a activação do modo referido no parágrafo anterior, o que o Windows 7 faz é executar uma cópia virtual do XP que se executa dentro do próprio Windows 7. Infelizmente se possuis o Windows 7 Home Edition, então esta situação não te vai funcionar, estando a mesma reservada às restantes versões do Windows.

Como inconveniente temos o facto que esta emulação do XP requer suporte por parte do hardware. Trata-se da criação de uma máquina virtual do XP dentro do Windows 7 e como tal a virtualização por hardware é um requisito indispensável. Estas opções denominam-se AMD-V ou Intel VT, conforme o processador usado, e necessitam de estar activas na BIOS.

É de referir que esta opção pode encontrar-se desactivada por defeito por questões relacionadas com segurança (como acontece com os Sony Vaio), pelo que há sempre de se verificar manualmente a BIOS para se ter a certeza sobre a existência ou não do suporte do CPU a esta situação. E sem ela não há Modo XP.

A alternativa é o uso de um software de virtualização como o VirtualBox, mas essa situação já não é novidade para ninguém e para além do mais aqui a emulação é muito mais perfeita e integrada.

E que o Windows 7 podia emular desta forma um Windows XP, isso certamente não sabias. E ainda para mais os programas instalados neste modo de compatibilidade aparecem na lista de programas instalados no Windows 7 e podem ser executados directamente a partir daí, pelo que esta virtualização é em tudo superior ao oferecido pela concorrência.

Para mais informações sobre como activar e usar este modo, consultem a página de ajuda da Microsoft.

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.