Com a perspectiva das novas consolas, como estão a vender as antigas face a igual período dos outros anos?

Seria de esperar que com a perspectiva da saída de novas consolas as actuais tivessem uma quebra nas vendas. Qual foi então essa quebra?

PS4 e Xbox One estão à porta e com lançamentos previstos para finais de Novembro/inícios de Dezembro deste ano (apesar de no nosso país a Xbox One apenas sair em 2014).

Seria assim expectável que as actuais consolas pudessem ter tido grandes quebras no seu volume de vendas,e realidade é que, desde Janeiro a Julho de 2013 a mesma já se notava, apesar de se prever que venha a aumentar. Eis os números de vendas oficiais:

vendas consolas

De uma forma geral todas as consolas venderam menos no primeiro trimestre de 2013 do que em anos anteriores. E se para a DS e para a Wii tal é normal, uma vez que as consolas estão descontinuadas, a quebra na venda da 3DS, PS Vita e PSP é mais difícil de explicar, mas estará certamente ligada à antecipação da aquisição das novas consolas de mesa, nomeadamente a Ps4 e XBox One.



Mas  no que toca à PS3 e Xbox 360, as duas consolas que serão agora “substituidas” (e note-se as aspas pois as consolas manter-se-ão no mercado), a quebra é mais significativa e com tendência a aumentar com a aproximação e futuro lançamento das novas consolas.

Para todos os efeitos a PS3 vendeu menos 917769 unidades, ou seja, uma quebra de 18,18%. Já a Xbox 360 vendeu menos 839259 unidades, uma quebra de 22,6%. O gráfico dinâmico que se segue (que se altera à medida que novos resultados são conhecidos), mostra a actual situação do mercado e as quotas de cada consola:



Muito provavelmente estes valores cairão ainda mais até ao final do ano



Posts Relacionados