Commodore 64 fez 31 anos

Uma das máquinas mais icónicas de sempre da história dos videojogos completa este agosto 31 anos sobre a sua data de lançamento: O Commodore 64.

commodore_64_box__medium

Estamos em Agosto… e apesar de ao lembrar-me do passado não parecer que se passou tanto tempo, isso significa que foi à 31 anos que o Commodore 64 foi lançado.

Decorria o ano de 1982 e o Commodore 64 marcava pela sua capacidade no uso da cor, sendo o computador desejado de muitos e fazendo concorrência ao velhinho ZX Spectrum lançado uns meses antes.

Era uma máquina de eleição: Usava Basic, podia correr vários sistemas operativos, corria jogos de cartridges, diskette ou cassete, e teve igualmente um dos primeiros jogos online usando as primeiras BBS’s.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Este computador era, ao contrário das restantes máquinas da IBM, Atari e Apple, bastante acessível, o que o tornou um sucesso junto do público em geral, e ainda hoje podemos jogar os seus jogos através de diversos emuladores disponíveis.

Equipado com 64 KB de RAM + 20 KB de ROM, e um processador a 0.986 Mhz (bons tempos onde as especificações não interessavam pois este CPU perdia para os 3.5 Mhz do ZX Spectrum), era uma máquina impressionante e batia aquilo que víamos no cinema em filmes como WAR GAMES…

Parabens C64.

Publicidade

Posts Relacionados