Commodore Amiga gere os ar condicionado e aquecimento de 19 escolas desde os anos 80.

amiga

O Commodore amiga é um dinossauro. Mas ele ainda está cativo em muitos sítios, e nos EUA ele gere mesmo o aquecimento e ar condicionado de 19 escolas. E o custo para o substituir não é pequeno!

amiga

A escola pública do distrito de Grand Rapids, no Michigan, deu um passo para o futuro quando em meados dos anos 80 usou algum do seu dinheiro para comprar um computador Commodore Amiga.

Na altura esse amiga substituiu um computador do tamanho de um frigorífico que servia para controlar o aquecimento e ar condicionado das 19 escolas do distrito. E isso é o que este Amiga tem vindo a fazer nos últimos 30 anos. E isto é de pensar!

Quanto tempo se consegue manter um portátil actual em bom estado de funcionamento? Certamente não por 30 anos! 4, 5 anos, talvez?

O arcaico Amiga usa um modem ainda mais arcaico de 1200-bits e um sinal rádio que comunica com os 19 edifícios. Cada edifício reporta a temperatura e o estado dos seus sistemas de aquecimento e refrigeração, podendo o computador inicial caldeiras, ventoinhas, aparelhos de ar condicionado, etc.

Naturalmente ao falarmos de ondas rádio e um sistema ultrapassado de comunicações, os rádios amadores dos funcionários de manutenção por vezes interferem com o sistema. E isso obriga a que todos tenham de desligar os walkie talkies por 15 ou 20 minutos sempre que isso acontece.

Naturalmente manter um sistema destes por 30 anos é não só uma proeza, mas igualmente uma dor de cabeça. Se o computador em si nunca deu problemas, o mesmo não pode ser dito do monitor e rato que já foram substituídos. E como podem imaginar, arranjar substitutos não é exatamente fácil obrigando a recorrer ao ebay.

Mas o computador e o software criado por um aluno nos anos 80, ainda funciona. E o aluno, agora com mais 30 anos em cima, ainda vive na área, prestando assistência ao seu software sempre que é necessário.

A ideia é agora substituir o amiga com um sistema de controlo ambiental mais moderno. Mas o custo será de 1.5 a 2 milhões de dólares!

Se ao menos ainda se fizessem computadores como o Amiga…


Publicidade

Posts Relacionados