Como deverá funcionar o sistema de arrefecimento da PS5 e da Xbox série X

A PS5 deverá contar com um novo e inovador sistema de arrefecimento. É um sistema patenteado pela Sony e uma expansão aos sistemas tradicionais. A Xbox série X é igualmente inovadora ao ser uma estrutura modular com um sistema de movimentação de ar interno estilo turbilhão.

PS5

Como já sabemos, a PS5 conta com um sistema de gestão de consumo de energia, e consequente controlo da térmica, que é inédito em consolas. Mas e relativamente ao seu dissipador, em  que é que ele consiste e como funciona?

Na realidade não se sabe o que existe na PS5, pelo que o artigo que se segue é apenas uma possibilidade. Baseia-se numa patente da Sony sobre um sistema de arrefecimento que foi  submetido em conjunto com outras patentes que se sabem estar em uso na PS5, motivo pelo qual se acredita que este sistema também estará implementado, quanto mais não seja, pelo facto de ele se enquadrar perfeitamente na forma singular do Dev Kit da consola.

Eis então o sistema patenteado da Sony:



Em que consiste então este novo sistema?

Antes da explicação convêm explicitar que a patente descreve este esquema como abstrato, ou seja, não diz respeito a um caso real, mas serve apenas de modelo. E com isto em mente analisemos os componentes ali presentes fazendo uma legenda do que são os números:

5 – O APU

5c – O CPU. Neste esquema colocado na parte superior do APU

9 – A tradicional bacia de dissipação térmica (com ou sem ventoinha), colocada sobre o CPU.

5d – O GPU. Neste esquema colocado na parte inferior do APU



5a – Placa de recolha e condução térmica

11 – Condutas de condução térmica

31 e 32 – Auxiliares de recolha termica colocadas na motherboard

10 – Motherboard

5b – Interface entre APU e motherboard.



Basicamente onde este sistema difere dos normais é na existência de duas bacias de dissipação, uma sobre o APU, e outra sob o APU. No esquema o APU acaba por ter uma área menor devido à colocação do CPU e do GPU por camadas, algo que não sabemos se existirá na PS5. Mas independentemente de tal, o sistema recolhe sempre a térmica por dois lados em vez de apenas por um.

Basicamente, isto aplicado ao APU daria um esquema do seguinte tipo:

Como se vê, esta situação justifica a caixa usada no Dev Kit, ao permitir a entrada ou saída de ar de ambos os lados das bacias de dissipação



E para tal, nada com usar este tipo de bacias:

Isto seria uma solução relativamente simples e económica, com o dobro da eficiência das soluções standard. As grandes e numerosas aberturas na caixa permitiriam o uso de ventoinhas de maiores dimensões, capazes de mover grandes fluxos de ar a baixas rotações, e com ruído reduzido.

Isto é pelo menos a teoria. E neste caso, perante a ausência de mais dados é apenas o que se pode referir, sendo tudo especulado.

Xbox série X

A chave para descrever o sistema de ventilação da X passa pela imagem que se segue:



Infelizmente aqui é um pouco mais complexo explicar a situação pela falta de imagens individuais dos componentes, pelo que vamos ter de explicar desde logo o que cada um deles é!

Começando pelo centro, podem ver sob a ventoinha uma peça metálica cinza. Esta peça é o coração da consola, servindo não só de base a toda a montagem mas sendo uma peça alta, contendo aberturas no seu interior que permitem a circulação do ar sob a motherboard.

A motherboard por sua vez está dividida em duas parte. Uma que se é a peça imediatamente à esquerda, e outra a peça imediatamente à direita. As partes que mais aquecem, como o APU e as RAMs, estão na peça mais à direita, e tudo o resto na mais à esquerda. Vamos ver com mais detalhe as duas partes.



A parte traseira é depois coberta com uma chapa, levando sobre a mesma a fonte de alimentação e a drive de Bluray. As peças mais à esquerda da foto de topo.

Já a parte frontal leva as peças que vemos à direita. Uma blindagem, e uma bacia de dissipação gigante que cobre todo o APU e memórias. Um conceito que já vem da Xbox One X.

O aspecto final destas peças, quando encaixadas e com  a ventoinha no topo é o seguinte:

Esta estrutura, entra depois na caixa, cuja base, como se vê bem na foto de cima, não apoia toda no chão, criando-se o seguinte fluxo de ar:



Ao contrário do caso da PS5, este é um sistema final, e do qual se conhecem todos os detalhes. Sinceramente é inovador, e aparentemente muito eficiente, sendo que a modulariedade é realmente espatacular. Um excelente trabalho de engenharia.



error: Conteúdo protegido