Como jogar co-op com um amigo que não tem o jogo e nem tem consola.

O artigo que se segue aborda uma característica que poucas pessoas se lembram que existe na Playstation 4. O share play!

Uma das características mais interessantes da Playstation 4, mas ao mesmo tempo uma das mais negligenciadas, é o Share play. Poucas pessoas se lembram dele, ou que ele existe sequer!

Mas ele está lá e é uma caracteristica standard em todas as consolas Playstation. E com ele podes jogar jogos em modo cooperativo com amigos que não tem o jogo. Mas mais do que isso, podes jogar em modo cooperativo com amigos que não tenham sequer a Playstation 4!

Como é que isso acontece? Se estás a fazer esta pergunta… não conheces mesmo o Shareplay!

Basicamente o Share play permite à PS4 fazer stream do jogo. E o Share play permite um de dois modos!



Modo 1 – Passar o comando a um amigo.

Este é um modo onde o dono da Playstation 4 não joga, e é um amigo com outro sistema capaz de receber o Share play que joga remotamente. O amigo não precisa de ter o jogo, pois apenas o sistema que activa o Share Play o requer, apenas um aparelho que suporte o Share Play como uma PS4, uma PS Vita, um smartphone Android ou iOS, ou um PC.

Modo 2 – Jogar em cooperativo.

Este modo só está disponível em jogos que possuam opção de jogo cooperativo. Basicamente neste modo tudo funciona da mesma forma, com a diferença que passam a existir duas personagens em simultâneo no ecrã, uma controlada localmente pelo possuidor da PS4 que está a fazer Share Play, e a outra remotamente pela pessoa conectada num sistema PS4, PS Vita, smartphone Android ou iOS, ou PC.

Eis um exemplo de um jogo que está a ser jogado por dois amigos. usando o Share Play.



O melhor de tudo isto é que não só o teu amigo não tem de ter o jogo, como nem sequer estás limitado a amigos da Playstation. O mundo da PS Vita, Android, iOS e PC abre-se como possibilidade de expansão. E os teus amigos que nem sequer tem uma PS4 podem jogar contigo os teus jogos PS4 que suportam Co-op ou, caso autorizes, jogarem os teus jogos PS4, sem terem a consola.

O motivo porque resolvi insistir na referencia a uma característica que está disponível desde sempre já foi deixado claro. A maior parte das pessoas nem se lembra que ela existe!

Mas ela existe… e não só existe como foi melhorada! Inicialmente a caracteristica era limitada a consolas PS4, à PS VITA e aos smartphones Xperia. Mas agora expandiu-se a todo o universo Android, ao iOS e ao PC.

Se na PS4 não é preciso nada, na Vita é necessário instalar a aplicação de remote play da PS4. O mesmo se passa no Android e iOS, sendo que nestes a diferença é que idealmente devem emparelhar o DS4 por Bluetooth para garantir que conseguem ter um controlo adequado do jogo, isto apesar de o controlo poder ser feito com botões tacteis no ecrã.

O PC requer igualmente uma aplicação e um controlador DS4, seja ligado por BT ou por cabo USB.

E com isto, podem jogar jogo cooperativo amigos, ou mesmo pessoas da mesma casa e no mesmo sofá. Tudo com apenas uma playstation e uma cópia do jogo.

Para auxilio com smart devices: Link

Para auxilio com o PC: Link

 



3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
ShinLivioFelipe Leite Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Felipe Leite
Visitante
Felipe Leite

Aí está uma coisa que já não me lembro de quando utilizei….
Creio que no lançamento da consola apenas! Admito que é uma funcionalidade bastante interessante, mas que por vários motivos não me conquistou, ao ponto de sequer lembrar que existia. Na altura em que experimentei a latência era muito incomoda, acredito que deva ter melhorado.
Hei de experimentar novamente para ver como funciona agora!

Livio
Visitante
Livio

Ainda acho que o “esquecimento” da funcionalidade perante os gamers é a falta de publicidade, lembro de pouquíssimos vídeos a respeito, fora que o nome “Share Play” pode levar a entender que estas a falar do botão Share!

Uma vez me atrevi a testar, mas com a internet de qualidade que temos no Brasil a funcionalidade não estava apta, entretanto agora com fibra em casa pode ser que funcione.

Shin
Visitante
Shin

A Sony sabe que os Millenials usam cada vez menos TV e também sabem que eles não são bons o bastante para brigar com a Nintendo no mundo portátil — eles mal conseguem vender Smartphones agora. Então o que eles estão tentando fazer o PlayStation é transformar o console em uma estação Streaming em casa.

O PS5 por exemplo, é a estação xCloud vendida para o usuário, é por isso que ela é robusta. A Sony demonstra no seu anúncio qual o seu plano Cloud, deixando para o usuário ter sua estação, eles não precisam se preocupar com infraestrutura complexa e crescerão no Cloud Game gradativamente acompanhando seus relatórios de lucro.

Seria interessante um acordo com a Nintendo para incluir o RemotePlay e o PSNow no Switch.