Mar 082012
 

As fotos, particularmente as fotos publicitárias, usam grandes doses de tratamento em Photoshop. Por esse motivo vemos modelos belas, com pormenores faciais ou corporais fenomenais, mas que sabemos, ou pelo menos suspeitamos que,  não correspondem às feições ou corpo reais.

No entanto por vezes aparecem fotos reais de raparigas que efectivamente são bonitas, ficando contudo sempre a “pulguinha” atrás da orelha sobre se o Photoshop terá ou não sido usada para favorecer a modelo em questão.

Pois bem, se um bom trabalho no Photoshop pode ser muito difícil, se não mesmo impossível de ser detectado sem uma análise extremamente cuidada, agora há um método que permite ajudar a tentar tirar a situação a limpo, e detectar-se assim as fotos alteradas com um programa de edição de imagem.

O método oferecido pelo site FotoForensics é gratuito, e utiliza um algoritmo denominado de Error Level Analysis (ELA), para determinar se a foto foi alterada, e como foi alterada.

Tudo o que é necessário é enviar a imagem para o site que ele avalia o potencial de erro da mesma. Com a imagem alterada a mesma é apresentada, juntamente com a versão ELA.

O exemplo da imagem mostra uma foto onde os livros foram copiados e o dinossauro foi colocado, algo que é visível na imagem analisada com o algoritmo. No entanto nem tudo é assim fácil de detectar e analisar o resultado do ELA requer algum treino e práctica, especialmente no que toca a re-escalamentos, alteração de qualidade, croppings e várias outras situações.

É nesse sentido que o site oferece uma página de tutorial para que se possam aprender os princípios básicos deste tipo de análise, sendo que a imagem a verificar deve ser sempre a original e evitar-se versões re-gravadas da mesma, sendo que no caso da mesma não estar disponível se deverá usar a com melhor resolução dentro das disponíveis.  Por este motivo o uso do URL directo para a foto é preferível ao upload de uma versão gravada no disco. E mesmo nesses casos, em casos de várias resoluções, deve-se escolher o tamanho original.

Os formatos suportados são PNG e JPG, existindo limite ao tamanho das imagens enviadas.

Publicidade

  3 Responses to “Como saber se uma foto foi alterada no Photoshop”

Comments (3)
  1. Não sei verificar, preciso que alguém avalie e me responda por favor para pentfino@gmail.com.

    • Penso que no teu caso é irrelevante se a foto foi alterada ou não. Nuvens com formas de animais são algo perfeitamente comum. Aliás o nosso cérebro tem tendência a fazer a associação com cenas reais.
      Na foto em causa é visível um aparente pássaro, mas amanhã olha para as nuvens e no final do dia diz-me quantos animais viste… E alguns deles são quase perfeitos. A ser uma foto verdadeira é apenas uma mera coincidência e que calhou de aparecer na foto.
      No entanto, olha para a foto e diz-me que animal vês… Uma pomba? Não… na realidade a parecer-se com alguma ave será um pato, e nunca uma pomba. Basta ver o bico.

Sorry, the comment form is closed at this time.