Compatibilidade da One com a Xbox original está na mesa. Equipa acha a tarefa desafiante!

original_xbox_1

Emular a Xbox Original é o próximo desafio da Xbox One.

A Microsoft sempre possuiu uma grande vantagem face à Sony no que toca à facilidade de retrocompatibilidade. Apesar de estas situações não serem exatamente fáceis de se implementarem, a Xbox 360 partilha com a One a compatibilidade do Windows, do API e da placa gráfica, e mesmo a arquitetura base do sistema, com a maior dificuldade a aparecer na conversão dos registos do processador Power PC para o X86 e na necessidade de se emular parte do ambiente do antigo OS nas partes de interacção do jogo com ele.

Tal foi conseguido de uma forma muito inteligente e inovadora, que não exige que a consola que emula o faça em tempo real. Não através da emulação efectiva, mas sim do uso de um novo jogo pré-recompilado e onde essa alteração está já previamente realizada. Nesse sentido a Xbox One não se encontra efetivamente a emular os jogos da 360, mas sim a executar jogos recompilados e com código nativo adaptado a si, não havendo perda de processamento na emulação propriamente dita. Por esse motivo o jogo que está no DVD não pode ser usado e se torna obrigatória a descarga de uma nova versão já aletrada!

Agora a Microsoft, apesar de atualmente focada em aumentar a lista de jogos retro-compatíveis, pensa já em acrescentar a retro compatibilidade com a Xbox Original, uma tarefa que a equipa considera “desafiante”.

A Xbox original era baseada num processador Celeron (na realidade um PIII com cache cortada para os valores de um Celeron) e numa placa gráfica Nvidia, correndo um OS proprietário. Basicamente a metodologia que a Microsoft criou pode ser igualmente aplicada aqui, e as dificuldades de emulação (que são sempre muitas) não são assim tão diferentes das da Xbox 360 (neste caso o maior diferenciador é a placa gráfica que apesar de não ser igual, até usa o mesmo API), especialmente tendo em conta os já 20 anos da consola, motivo pelo qual certamente poderemos em breve contar com esta compatibilidade.

 

Publicidade

Posts Relacionados

Comentarios dos Leitores (1)

  1. Falo em nostalgia pois os jogos na epoca do NES,Super Nes,Mega Drive sao divertidos ate hoje,passe o tempo que for,mas depois da era 3D as coisas mudam um pouco,cenarios vazios e sem vida hoje aparecem aos nosso olhos mas naquela epoca tinha ar de inovacao que nao enchergavamos,Metal Gear 1 mesmo e Resident 1 do PS1 como exemplo graficos que na epoca fritava nossos olhos,hoje olhamos e vemos como a evolucao chegou e rapido a ponto de olharmos e dizer-mos eu jogava e babava esses graficos.

Os comentarios estao fechados.