Compatibilidade da One com a Xbox original está na mesa. Equipa acha a tarefa desafiante!

Emular a Xbox Original é o próximo desafio da Xbox One.

A Microsoft sempre possuiu uma grande vantagem face à Sony no que toca à facilidade de retrocompatibilidade. Apesar de estas situações não serem exatamente fáceis de se implementarem, a Xbox 360 partilha com a One a compatibilidade do Windows, do API e da placa gráfica, e mesmo a arquitetura base do sistema, com a maior dificuldade a aparecer na conversão dos registos do processador Power PC para o X86 e na necessidade de se emular parte do ambiente do antigo OS nas partes de interacção do jogo com ele.

Tal foi conseguido de uma forma muito inteligente e inovadora, que não exige que a consola que emula o faça em tempo real. Não através da emulação efectiva, mas sim do uso de um novo jogo pré-recompilado e onde essa alteração está já previamente realizada. Nesse sentido a Xbox One não se encontra efetivamente a emular os jogos da 360, mas sim a executar jogos recompilados e com código nativo adaptado a si, não havendo perda de processamento na emulação propriamente dita. Por esse motivo o jogo que está no DVD não pode ser usado e se torna obrigatória a descarga de uma nova versão já aletrada!

Agora a Microsoft, apesar de atualmente focada em aumentar a lista de jogos retro-compatíveis, pensa já em acrescentar a retro compatibilidade com a Xbox Original, uma tarefa que a equipa considera “desafiante”.

A Xbox original era baseada num processador Celeron (na realidade um PIII com cache cortada para os valores de um Celeron) e numa placa gráfica Nvidia, correndo um OS proprietário. Basicamente a metodologia que a Microsoft criou pode ser igualmente aplicada aqui, e as dificuldades de emulação (que são sempre muitas) não são assim tão diferentes das da Xbox 360 (neste caso o maior diferenciador é a placa gráfica que apesar de não ser igual, até usa o mesmo API), especialmente tendo em conta os já 20 anos da consola, motivo pelo qual certamente poderemos em breve contar com esta compatibilidade.

 

Publicidade

Posts Relacionados