“Consensus”: Uma plataforma de gaming comum para todas as consolas!

Concensus

MENTIRA DE 1º DE ABRIL

Apesar de sempre vermos Nintendo, Sony e Microsoft como concorrentes, estas empresas por vezes trabalham em conjunto. E de uma destas reuniões nasceu o “concensus”, uma plataforma para jogos online que será comum às consolas dos três fabricantes.

Concensus

Já se questionaram porque motivo os jogadores de uma determinada consola jogam em servidores apenas com outros jogadores dessa mesma consola?

Quais os motivos técnicos para tal?

Estávamos nós em 1986 e com um Atari St jogava em rede F16 Fighting Falcon com jogadores PC. E estamos a falar de máquinas com o TOS e outras com o MS-DOS, sistemas operativos completamente incompatíveis.

O mesmo se passa com jogos PC e MAC. Ainda à coisa de uns anos joguei Starcraft nas férias com um PC e um MAC, mais uma vez dois OS diferentes.

Pois bem, de acordo com a Reuters, isso vai mudar, graças a um acordo conseguido entre os três maiores fabricantes de consolas.

Basicamente o acordado entre os três grandes passa pela criação de uma infra-estrutura de servidores online comum à PS4, Xbox One e a uma consola da Nintendo não especificada (a NX?), e onde todos estes jogadores poderão jogar entre si, independentemente da consola que possuem.

Desconhece-se nesta fase se outras consolas serão incluídas, nomeadamente a PS3, Xbox 360 e WiiU, mas dadas as diferenças de performance e capacidade de lidarem com grande número de jogadores em simultâneo, bem como o facto de essas plataformas serem já antigas, não se crê que elas venham a ser incluídas.

Atualmente os dados são escassos, sendo que está planeada uma conferência de imprensa para dia 12 de Abril, onde deverão ser anunciadas novidades e todos os dados.

Publicidade

Posts Relacionados