Consolas 4K são o futuro? O PC já vai nos 12K! Mas será que vale a pena!

Project Cars 2 no PC terá suporte VR na totalidade do jogo, e suportará resoluções até 12K! A questão é… será que tudo isto justifica ou estaremos a entrar numa loucura na corrida ao hardware que não traz verdadeiramente nada de inovador, mas eleva o preço dos produtos?

Muito se tem falado sobre a futura Scorpio e como ela será a primeira consola a trazer a totalidade dos seus jogos em nativos 4K (esperem sentados)! Mas a realidade é que quando as consolas tentam fazer a transição para os 4K, o PC, onde os 4K já são uma realidade à anos, está já neste momento a suportar jogos com resoluções de 12K.

Claro que surge a pergunta: Mas onde é que há monitores acima de 4K?

Bem, a resposta é: Não há! Mas há suporte multi monitor, e com 3 monitores 4K teremos um jogo a correr a 12 K (4*3=12), num formato 16:3.

A questão no meio de tudo isto é: Será que justifica gastarmos o processamento das placas gráficas em pixels suplementares, ou será que o mesmo seria usado melhor em outras situações?

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Esta é uma situação da qual já falamos, mas que cada vez mais se torna premente questionar!

Torna-se inegável que a definição dos objectos a 4K é superior ao obtido a 1080p, especialmente em ecrãs de idênticas dimensões. No entanto, salvo situações ocorridas em ecrãs de maiores dimensões, o resultado dilui-se com a distância, tornando-se por vezes muito pouco perceptível.

Se até 1080p os ganhos de resolução eram notórios, de 1080p para cima os mesmos são menos perceptíveis. Torna-se mais notória a passagem de 720p para 900p do que de 900p para 1080p por exemplo, e quando maior a resolução base, menor é essa diferença. E um 1080p com um bom AA apresenta já uma imagem quase perfeita!

Publicidade
Aproveite o código de descontos PCManias
Casetips

Retomando o nosso artigo

Daí que usar 4x mais performance gráfica apenas para calcular mais pixels, não se usando a mesma para se melhorar a qualidade gráfica geral é algo pouco compreensível quando o patamar de qualidade dos 1080p é já mais do que adequado.

Se juntarmos a isto uma outra realidade, as percentagens de mercado dos televisores 4K e 1080p, verificamos que a situação ainda é menos compreensível. O grosso do mercado é 1080p, e parte dele é mesmo ainda abaixo disso. Apostar-se em resoluções 4K nesta fase parece um pouco prematuro dado o nicho de mercado que alcança, e no fundo acaba por ser mais uma forma de vender televisores do que uma verdadeira necessidade.

Neste caso já não falamos do HDR onde, esse sim, achamos ser uma melhoria fantástica e que justifica a actualização das TVs.

Mas neste caso, no PC, 12K não acaba por ser uma melhoria de imagem! No fundo o que acontece é que temos mais área de jogo, com dada um dos acréscimos a manter a qualidade dos 4K.

Acima de tudo isto mostra como os PCs estão sub aproveitados. Se um sistema PC consegue mover 3 monitores de 4K a 60 fotogramas, imaginem o que não se conseguiria graficamente pegando nessa performance e colocando a qualidade num único ecrã, a 1080p. Seria um salto tecnológico gigantesco que neste caso está por ser dado pela questão comercial de se vender televisores!

 

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (13)

  1. Boas

    Tenho andado a pensar bastante sobre este assunto em que plataforma apostar no futuro, se no PC ou consola Scorpio/Ps4pro. No meu caso ainda não disponho de uma TV 4k e para tirar todos os benefícios visuais não poderá ser uma 4k qualquer, uma tv que tivesse certificação UHD premium é a escolha mais acertada. Ora uma TV com essas características não são menos de 1000 euros dependendo de promoções que possam surgir, a Scorpio acredito que custará perto dos 600 euros. Somando isto tudo sou capaz de montar um PC muito superior à Scorpio por menos dinheiro. A política da Microsoft não me está a agradar desde à muito, só criam hype e quando se vai ver as coisas, não são bem assim. Estou muito inclinado em perder o amor aos exclusivos e tornar-me de novo um PC gamer.

    • E lembre-se que a nova especificação para o HDMI está para sair, então as vantagens do 4K só veremos quando as primeiras TVs ou monitores com a nova especificação saírem.

      • Verdade Lívio possivelmente só daqui a 1 ano veremos TVs com HDMI 2.1 e depois como sabes que o que é novidade paga-se bem por isso.

  2. Sinceramente, não estou entendendo o pq da industria de games estar querendo enfiar esses 4K goela abaixo do consumidor

    • Porque se eles lançassem televisores 1080p com HDR, os 4K não vendiam 🙂
      Para mim os 4K valem pelo HDR, mas diga-se, mesmo o HDR não são nada de outro mundo. Agora vale mais o HDR do que verdadeiramente o aumento de 1080p para 4K.
      E eles aproveitam e juntam os dois!
      Pessoalmente estou satisfeito com os 1080p, especialmente se usado com um bom bitrate!

    • Provavelmente por esses motivos:

      – nos Estados Unidos, o maior mercado do mundo, é possível comprar uma TV 4K de 43 polegadas nova, por 239 dólares;

      https://www.walmart.com/browse/electronics/tvs/3944_1060825_447913?cat_id=3944_1060825_447913&facet=resolution%3A4K+UHD&page=1&sort=price_low#searchProductResult

      – um console com saída 1080p sem upscaling para 4K (Xbox One, PS4, PS4 Slim) tem qualidade de imagem muito prejudicada em uma TV 4K pois a mesma não faz um upscaling decente;

      – Consumidores que adquirem uma TV 4K, irão comprar pelo menos um Xbox One S que faz upscaling, mas a maior parte vai querer mesmo um console que faz 4K nativos ou pelo menos alguma coisa perto (PS4 Pro, Scorpio);

      – a tendência para os próximos anos é que as pessoas comprem cada vez mais TVs 4K e isso fará o Xbox One e o PS4 convencional perderem atrativos. O mercado de video games não movimenta o mercado de TVs. São os filmes e programações que movimentam o mercado de TVs e com sistemas de Streaming já oferecendo conteúdo 4K, os fabricantes de TVs apostarão cada vez mais nessa tecnologia e os fabricantes de video games ou se adequam, ou ficam para tras;

      • Hehehe, eu sei que nem te apercebeste Fernando, mas viste bem para onde apontaste? 😉

        Achas que alguem pensaria em trocar uma boa TV 1080p por um televisor desses?

        Esses televisores da Elements até o arranjas mais baratos. Olha aqui:
        https://slickdeals.net/f/9564640-element-43-4k-uhd-smart-tv-target-127-49-in-store-cartwheel-redcard-ymmv?page=8

        127.49… 4K, 43″, smartTV… Wow.

        Ora uma TV com estas caracteristicas a 127.49 dólares… tem de ser forçosamente boa 🙂

        E para a semana teremos… omoletes sem ovos 😉

        • https://www.walmart.com/ip/Refurbished-Sharp-43-Class-4K-Ultra-HD-Smart-LED-TV-2160p-60Hz-LC-43N6100U/55237585

          Será que esse link direciona certo ou também tem regras de região?

          Eu acho que uma pessoa desinformada compra uma TV 4K de 239 dólares só por que é 4K e tem 4x mais resolução que o 1080p.
          O intuito era dizer o quanto as TVs 4K já estão acessíveis hoje em dia. É um mercado que tende a crescer em países bastante desenvolvidos.
          Eu não sei se sabe disso, mas em locais como Canadá, Estados Unidos, Austrália e Japão, as pessoas abandonam produtos eletrônicos em ótimo estado nas calçadas por que compraram outros produtos. Por que é tudo muito barato pra eles.
          Não só eletrônicos. Na Austrália e no Japão onde tenho parentes e amigos, eu sei que até automóveis são abandonados com chave e documentação na rua.
          Então, nesses locais onde não existe pobreza, o mercado de TVs 4K tende apenas à crescer rapidamente e é para eles que esses fabricantes estão olhando.
          A América do norte é um mercado muito grande. Semanalmente, Xbox One e PS4 costumam vender algo em torno de 90.000 consoles. O jogo mais vendido dos Estados Unidos em época fora de lançamento costuma emplacar 40.000 unidades. Para efeito de comparação, o jogo mais vendido no Reino Unido, o maior mercado fora da América do Norte, vende 8.000 cópias semanais.
          Começa a se formar um mercado considerável para apostar no 4K, enquanto ao mesmo tempo, tem todo o resto do mundo que não fará uma transição tão rápida e podem ser abastecidos pelas versões standard.
          Se o 4k realmente é necessário, acho que nem tanto agora, mas eu tenho certeza que quem experimentar vai ficar mal acostumado.

          • Melhor… Sharp. Tem um painel relativamente decente!
            Mas continua a ser recondicionada, sem HDR, HDMI 2.0 e sendo Sharp conhecida pelos seus elevados input lags (acho que nunca vi uma sharp com menos de 59 ms), nesta TV não espero melhor.
            Seja como for, aqui em Portugal tens essas TVs 4K tambem a esses preços (talvez não exactamente a esses preços, mas 350 euros), ou a 500 euros sem serem recondicionadas. E com um ou outro ponto negativo até desenrrascam bem e são perfeitamente capazes.

            Mas a questão aqui é: Se queres 4K, não compras nada disto, e esperas pelo HDMI 2.1. Até lá tens 4K na resolução em pixels, mas com resolução de cor a metade disso. Ou seja, tens 4K não nativos, o que está muito bom para imagems re-escaladas, mas não para os poucos sistemas capazes de fornecer 4K nativos já existentes e acima de tudo os que para aí vem.

          • “um console com saída 1080p sem upsacling para 4k (…) tem qualidade de imagem muito prejudicada[numa TV 4k]”

            Onde foste buscar isso?

            Eu tenho uma 4k de 40″ em casa na qual jogo na minha PS4 amateur e não tenho problemas nenhuns com a minha imagem a 1080p. Aliás a mesma “suporta” HDR (é maioritariamente marketing) e garanto que vejo uma imagem límpida e definida a 1080p sem qualquer tipo de problema. E tenho uma de 55″ Full HD de 2014, com a qual posso fazer comparação.

            Aliás se não acreditas em mim sugiro que consultes as reviews Às TV 4k e HDR deste ano.

            As melhores na gama que deste como exemplo, para videojogos:

            Sony x800D
            http://www.rtings.com/tv/reviews/sony/x800d

            Samsung KU6300
            http://www.rtings.com/tv/reviews/samsung/ku6300

            Topo de gama e maior ecrã (55″ a 70″ onde supostamente faz toda a diferença) de diferentes marcas:

            Samsung KS8000
            http://www.rtings.com/tv/reviews/samsung/ks9500

            Sony xd930
            http://www.rtings.com/tv/reviews/sony/x930d

            Lg B6
            http://www.rtings.com/tv/reviews/lg/b6

            E uma Sharp deste ano:
            http://www.rtings.com/tv/reviews/sharp/n7000u

            No ponto da qualidade de imagem tens lá em todas sem excepção que a imagem a 1080p anda pelo 9.0 a dizer que a qualidade de imagem é excelente.

            Por outras palavras o que dizes só acontece se a TV for de má qualidade, mas aí até a imagem a 4k pode sair prejudicada.

  3. Vale sempre a pena para quem tem muito dinheiro…quem ganha ou tem rendimentos superiores a 20.000 euros / mês, gostam de ter sempre os brinquedos mais actuais, depois a seguir vem os outros e passado 2 ou 3 anos a tecnologia fica a um preço acessível para o povo, isso só é possível devido aos que compram logo no inicio e que vão contribuindo para a amortizar o investimento das empresas…

  4. Imagina toda essa capacidade voltada para criar mais detalhes em todos os personagens e não somente nos principais, diversificar a quantidade de inimigos, melhorar IA, destrutibilidade do cenarios maior, etc…,

Os comentarios estao fechados.