Consolas PS4 no mercado poderão ter passado o dobro das consolas Xbox One

De acordo com os números indicados pelo VGChartz, as vendas da Playstation 4 superaram o dobro das vendas da Xbox One. Não são no entanto números oficiais.

vendas de consolas

A velocidade a que as novas consolas vendem é impressionante. Mais de 18 milhões de consolas PS4 e Xbox One vendidas em apenas um ano mostram claramente que o mercado está longe de estar morto, e que as consolas vieram para ficar.

A actual geração está marcada por um péssimo início da Microsoft, com políticas e opções que prejudicaram em muito a sua consola. Phil Spencer teve o dom de limpar essa imagem e relançar a Xbox One, mas o dano estava feito.

Acima de tudo a consola da Microsoft ficou marcada por escolhas de concepção. A ideia forçosa de ter na consola um sistema que era mais do que uma mera consola deveria oferecer levou a  opções de concepção que acabaram por prejudicar o sistema. Falamos da inclusão forçada do Kinect que levou a um arranque mais lento da consola devido ao seu maior preço, e da opção pela eSRAM como memória aceleradora, com uma dimensão de apenas 32 MB. Mais ainda, políticas de usados, DRMs,  declarações polémicas (Temos uma boa consola para quem não tem internet. Chama-se Xbox 360) e muito mais, acabaram por definir a PS4 como a melhor escolha.

Publicidade

Retomando o nosso artigo
Publicidade

Retomando o nosso artigo

Actualmente todos os problemas da Xbox One foram ultrapassados. A Microsoft substituiu a direcção da divisão, e Phil Spencer acabou com tudo o que tinha sido definido, tornado a Xbox One numa consola apetecível. No entanto, opções como as tomadas a nível de hardware são inultrapassáveis, e marcaram as performances globais da consola face à sua competidora mais directa.

Os resultados menos de um ano passado são conhecidos, com a PS4 a possuir uma base de utilizadores quase dupla da Xbox One, tornando a PS4 na consola de maior sucesso de sempre no seu primeiro ano de lançamento! Aliás, o VGChartz anuncia mesmo que a PS4 passou o dobro das consolas Xbox One existentes no mercado (Note-se que estes não são  valores oficiais!).

Mas uma consola não é só hardware! E Phil Spencer tem dirigido a estratégia da Xbox por aí! A Xbox One tem vindo a apostar muito forte em exclusivos em títulos de qualidade, e parte para este natal com vantagem a nível de títulos face à concorrência (A remasterização dos títulos Halo é um dos grandes trunfos), esperando assim recuperar terreno.

Infelizmente uma consola não vale só pelos jogos que possui a um determinado momento, mas pelo suporte obtido ao longo de toda a sua vida. A PS4 não só se revela a melhor consola para jogos multi plataforma, como possui igualmente grandes títulos em produção. E com uma base de utilizadores alargada, esse suporte será cada vez maior, e os exclusivos Xbox de terceiros serão cada vez mais caros de serem obtidos.

Aguardemos assim pela confirmação destes números, e acima de tudo pelo que sai do período do Natal, pois ele será certamente decisivo e pode decidir definitivamente a geração!

NOTA: Os números do VGhartz não são oficiais

Publicidade

Posts Relacionados