Veja qualquer filme 2D a 3D. E sem gastar dinheiro!

Este post é baseado num artigo já antigo que escrevi e que era composto por duas partes, mas que nunca chegou a ser publicado na PCManias, tendo sido cedido temporariamente de forma exclusiva para o blog de cinema de um amigo. Este relata um método que permite a que assistam no vosso PC a qualquer filme a 3 Dimensões, e por o mesmo se manter actual e de grande interesse, achei que era altura de o transcrever para aqui com as respectivas actualizações.

Para quem não conhece, o “3D Anaglyph” ou anacromático, é a velhinha tecnologia das lentes vermelhas e azuis, e da qual todos podemos actualmente desfrutar sem grande investimento extra, bastando apenas possuir uns óculos 3D desse género. E o efeito, apesar de inferior ao actualmente desfrutado com as novas tecnologias é ainda bastante satisfatório.

E o mais certo é todos possuírem por casa um par de óculos anacromáticos, mas em caso negativo não desesperem, pois não é complicado criarem os vossos próprios óculos.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Pessoalmente, apesar de ter uns óculos em cartão, estes não possuíam apoios e obrigavam-me a estar a segurar neles o que, como se imagina, não dá jeito nenhum.

Desta forma passei à acção e construí os meus próprios óculos.

Para tal usei os óculos da RealD 3D fornecidos nos cinemas que utilizam a tecnologia dos óculos polarizados para as sessões 3D. Apesar de actualmente ser permitido levar para  cinema os óculos anteriormente comprados, a verdade é que antes era-mos forçados a adquirir um par novo a cada sessão, e daí que o mais certo é quem já assistiu a essas sessões de cinema 3D possuir um ou mais pares de óculos desses em casa.

O primeiro passo foi arrancar as lentes fora. Tal é conseguido facilmente puxando calmamente a lente a toda a volta e repetindo sequencialmente o processo dado que a mesma não se solta sem algum esforço repetido.

O segundo passo é adquirir papel de acetato colorido. Uma folha vermelha e uma outra azul (Não se guiem pela foto de cima devido à má iluminação. As respectivas e correctas tonalidades para o papel podem ser vistas na foto dos óculos 3D em papelão imediatamente abaixo).

Agora colocando sobre a folha as lentes originais há que fazer uma cópia das mesmas recortando a folha com uma tesoura. Recomenda-se porém que após a nova lente estar recortada, esta seja aparada a toda a volta, removendo-se cerca de 1 mm à sua dimensão. Isto vai facilitar (e muito) a introdução da lente na ranhura deixada nos óculos pela lente anterior.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

E pronto. Dada a simplicidade do processo, e dado que os óculos de outra forma são completamente inúteis dado não poderem ser usados em casa e a sua compra ser sempre obrigatória nos cinemas, acabei por fazer dois pares.

Esta tecnologia do 3D anamórfico ou 3D Anaglyph é a actualmente usada pela Nvidia nas suas drivers e que permite passar todos os jogos a 3D, podendo estes ser desfrutados sem a necessidade de se comprar hardware especifico.

Efectivamente, graças ao suporte Cuda (exclusivo das gráficas Nvidia), a placa pode ler a profundidade dos objectos 3D presentes nos jogos, e aplicar um efeito de camadas vermelhas e azuis de forma a criar o efeito necessário à criação da sensação de profundidade que estes óculos fornecem.

Infelizmente tal efeito não pode ser aplicado a filmes, uma vez que a imagem apresentada é uma sequência de fotos 2D e sem informação de profundidade. E meus amigos, sem ovos, não se pode fazer omoletas!

… ou pode?

Bem, parece que sim. Graças ao filtro Direct X 3Dfier, isso é agora possível!

Mas como, perguntam vocês?

Com muita inteligência e boa programação. A realidade é que uma sequência vídeo é composta por uma média de 23 a 25 imagens por segundo. E pequeníssimas variações que possam existir dão dicas importantes sobre a profundidade dos objectos. Não é perfeito, mas é possível criar-se, a partir dessa informação, um efeito 3D.

Esta é uma tecnologia em desenvolvimento, mas que mostra já bons frutos, permitindo desta forma obter efeitos de profundidade 3D em todos os filmes existentes. E acreditem, os resultados são efectivamente muito bons. Pude comparar o filme Coraline 3D com a versão 2D com este filtro e as diferenças são mínimas. É impressionante.

Como utilizar então este filtro? Bem, basta instalar a versão anagliph demo por tempo ilimitado existente em: http://www.radiantstar.com.tw/3dfier_try.asp

Agora num player género Media Player Classic vamos adicionar este filtro externo, que podemos desligar sempre que necessário.

E pronto. Agora basta escolher um filme e ver o mesmo com pleno 3D.

Para quem não quer estar com este trabalho todo, há alternativas, como o TRIDef 3Dmedia player que já aplica este efeito aos filmes. No entanto os resultados gerais são inferiores aos do filtro 3DFier. Ambos são ainda aplicações em desenvolvimento, pelo que o futuro promete.

O TRIDef 3D pode ser encontrado aqui:

http://www.tridef.com/download/latest.html

Publicidade

Posts Relacionados