Cresceste com o MS DOS? Que tal reviveres alguns dos seus clássicos graças ao Internet Archive

O Internet Archive acrescentou ao seu arquivo 2500 jogos MS DOS que podes agora jogar no browser, revivendo os velhos clássicos com que muitos cresceram.

Da mesma forma que preservamos o legado físico dos nossos antepassados, que fazem assim parte da nossa história, há que se preservar o passado da informática, uma vez que a adolescência das pessoas, cada vez mais, está associada a ela.

Nesse aspecto o Internet Archive faz um serviço notável ao preservar alguma da nossa história digital. E agora acaba de juntar à sua colecção 2500 jogos MS-DOS que se podem jogar a partir do Browser.

Por incrível que possa parecer, esse software mais antigo já não está acessível de forma simplificada, e a a evolução do software vai quebrando compatibilidades que ainda permitem o uso de software antigo. Daí que o recurso a emuladores se torna necessário, mas com um problema… onde encontrar os jogos para se jogar lá, e acima de tudo, como os obter legalmente.

É aí que o Internet archive mostra a sua mais valia. O seu serviço de preservação do passado coloca as coisas ao serviço das pessoas de forma simplificada (à distância de um Browser), não o brigando a que cada um tenha de legitimar a obtenção do software.



Esta adição permite assim viajar até aos anos 80, altura em que o MS-DOS era dominante, e ver o que se jogava nessa altura.

Estes 2500 jogos que se juntam aos mais de 7000 que já lá existiam ficam assim acessíveis a todos, e acreditem que muitos dos jogos que lá estão ainda hoje justificam ser jogados.

Podem visitar e ver esses jogos, aqui.