Criadores do Cloudgine usado em Crackdown comprados pela EPIC

As características do Cloudgine foi um dos porta estandartes da Cloud na Xbox One. Mas não só o motor em causa nunca pertenceu à Microsoft, como agora foi adquirido pela EPIC.

Quando em 2013 a Microsoft falava das potencialidades da Cloud, apesar de que nessa fase tudo isso era bastante prematuro, estava a referir-se ao que era possível, teoricamente, fazer-se com o motor Cloudgine, pertença da empresa com o mesmo nome, e com quem a Microsoft tinha um acordo para o desenvolvimento jogos exclusivos, começando por Crackdown 3.

Crackdown 3 foi sendo adiado, e as promessas da Cloud da Microsoft foram desvanecendo, até porque problemas diversos ligados ao desenvolvimento do jogo foram aparecendo, e que foram levando a sucessivos adiamentos.

Infelizmente a Cloudgine, a empresa com o mesmo nome, e detentora do  motor, não possuía um grande arcaboiço financeiro, e nesse sentido foi forçada a apostar em outros campos onde pudesse usar o seu motor, nomeadamente no jogo VR “They came from Space”.

Juntamente com tal, surgiu a necessidade de anunciar que o motor seria disponibilizado para todas as plataformas, uma vez que o tempo passava e pouso estava a fazer-se para se o rentabilizar. Algo que não se viu acontecer, talvez devido ao contrato com a Microsoft e à necessidade de se lançar Crackdown 3.



Mas entretanto a Cloudgine viu-se numa posição onde acabou adquirida pela Epic Megagames no inicio deste ano.

A notícia é já de Janeiro, e foi muito pouco divulgada, tendo mesmo passado em claro na maior parte dos media. No entanto, apesar de a tecnologia ser ainda prematura, é inegável que o futuro passa por ela, e que o investimento na tecnologia é relevante. Da mesma forma, torna-se relevante saber-se que estando a mesma nas mãos da EPIC, esta deverá ser rapidamente usada em diversos sistemas, particularmente em conjunto com o VR.

E sendo a EPIC a produtora do motor Unreal Engine, o motor mais popular do mercado, a integração da tecnologia com o mesmo deverá finalmente trazer a Cloud para um patamar que até agora nunca passou de mera intenção.

A situação em nada compromete Crackdown 3 que será lançado como previsto, sendo que o mesmo continuará exclusivo Xbox uma vez que este é um IP pertença da Microsoft. E diga-se que o facto de agora o jogo ter a EPIC por trás pode, teoricamente, ter sérias consequências no aumento da qualidade final do mesmo.

Os valores envolvidos na compra não foram divulgados.



Posts Relacionados

  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Vitor PG
Visitante

Pelo menos na minha opinião: a cloud é o futuro,empresas de celulares por exemplo terão que focar em seus produtos mais relevantes servidores dedicados de cloud,o WhatsApp vai usufruir muito disso mas pra melhorar gráfico a cloud AINDA não está preparada.

Vitor PG
Visitante

Senhores, a cloud é o futuro,em breve todas as aplicações que envolvam internet serão regidas por cloud,e sim as empresas que fazem celulares vão fazer celulares mais parrudos e terão que se adaptar ao cloud,isso é o futuro,toda a internet mundial será regida pela cloud,isso pode levar tempo mas é assim q eu enxergo