Criadores já trabalham na Scorpio

Phil Spencer veio confirmar que os developers já estão a trabalhar na Xbox Scorpio. Mas a sua resposta indiretamente acaba por fornecer mais dados interessantes.

Phil Spencer foi questionado no Twitter sobre se a Xbox Scorpio e se já havia criadores de software a trabalhar para ela. A sua resposta é peremptória: Sim! Algo que, nesta fase, era já esperado que fosse confirmado.



Mas a resposta de Phil dá a conhecer algo mais.

É que a mesma não se limita a dizer que sim. Na realidade ele refere que os criadores estão a trabalhar com o hardware, a plataforma e os jogos. E a parte interessante aqui é o uso do termo hardware.

A acreditarmos que a Scorpio será uma consola convencional, a mesma usaria um GPU Vega que a AMD não tem ainda disponível. E isso explicaria o lançamento para 2017, uma vez que, à partida, os Vega só estarão disponíveis na segunda metade de 2017.

Mas a informação de que os developers estão a ter acesso já ao hardware da consola é algo estranho. Normalmente os primeiros kits de desenvolvimento, são fornecidos com PCs que emulam o hardware final, até porque este, até à data de lançamento, pode ser alterado.

Mas a indicação de que os devs estão com acesso ao hardware, ou é uma imprecissão de Phil Spencer, ou isso significa duas coisas:

  • A Microsoft conta que as especificações da consola estejam já fechadas.
  • A Scorpio dificilmente usará um GPU Vega, devendo ser baseada numa Polaris, muito certamente o GPU que equipará a RX-490, com 40 CUs.

Se tal se confirmar a Scorpio terá uma velocidade de relógio de cerca de 1200 Mhz, o que se equivale a velocidades de um computador de secretária. Basicamente, caso tal aconteça, é mais um passo na aproximação das consolas Microsoft ao PC, sendo que a Xbox será um PC num formato consola e com consumos energéticos de PC.

Mas claro… poderemos estar perante um lapso no uso de palavras de Phil, ou perante protótipos limitados e que estão na mão de um número igualmente limitado de devs.



Posts Relacionados