Curiosidades: Excel revela-se problemático para documentos científicos

excel

De acordo com 3 cientistas, o Excel na sua configuração base cria sérios problemas com termos científicos e 20% dos artigos científicos do mercado criado com o Excel possuem erros criados pelo programa.

De acordo com os cientistas Mark Ziemann, Yotam Eren, e Assam El-Osta, o Microsoft Excel apresenta problemas com o nome de certos genes. Num artigo cientifico chamado “Os erros nos nome dos genes estão largamente espalhados na literatura científica”, os cientistas explicam:

A folha de cálculo Microsoft Excel, quando usada na sua configuração standard, é conhecida por converter nomes de genes para datas e números de virgula flutuante. E uma análise a vários artigos e publicações revelaram que um quinto deles possuía erros criados pelas conversões do Excel

Por exemplo, genes como SEPT2 (Septin 2) e MARCH1 [Membrane-Associated Ring Finger (C3HC4) 1, são convertidos por defeito para as datas ‘2-Sep’ e ‘1-Mar’, respetivamente. Mais ainda, identificadores RIKEN  foram automaticamente convertidos para números de virgula flutuantes (2310009E13 para 2.31E+13). Desde essa altura que temos encontrado vários casos em artigos publicados onde estas conversões existem, como o caso de SEPT2 convertido para 2006/09/02. 

Naturalmente isto não é um problema do excel, mas sim uma inadaptação da configuração base do mesmo à realidade científica. A culpa aqui é totalmente de quem o usa por não verificar os documentos e a configuração do excel e não do programa em si. Daí que o o artigo sobre o assunto sirva mais como alerta do que outra coisa, até porque se revela preocupante que 20% dos artigos científicos analisados tenham problemas deste tipo.

Publicidade

Posts Relacionados