Dell vai fabricar e vender consolas compatíveis com a Xbox?

A Microsoft e a Dell anunciaram um acordo de partilha de patentes. Mas o mais estranho é um parágrafo do acordo que dá a entender que, caso a Dell deseje, ela pode fazer consolas compatíveis com a Xbox.

Xbox3-m

Os acordos de partilha de licenças são algo bastante comum, daí que Microsoft e Dell assinarem um acordo do género nem sequer seria notícia.

Basicamente, e apesar de os detalhes do acordo não serem totalmente conhecidos, num acordo deste género as empresas acordam que ambas podem usar tecnologias uma da outra (sob licenciamento) sem que haja queixas e recursos a tribunal. E todos sabemos como as patentes podem ser algo complicado com histórias e mais histórias de processos em tribunal sobre direitos de patentes, muitas delas que não são mais do que meros conceitos de utilização e que mesmo assim levam muitos a intentar com processos em tribunal.

O acordo entre a Microsoft e a Dell parece particularmente interessante para este último que vende vários produtos que possuem patentes da Microsoft.



No entanto há um parágrafo do acordo que é intrigante. E vamos cita-lo sem tradução primeiro, traduzindo de seguida:

Through this arrangement, Microsoft and Dell have agreed to license each company’s applicable intellectual property related to Android and Chrome OS devices and Xbox gaming consoles. Under the terms of the agreement, they agreed on royalties for Dell’s products running the Android or Chrome platforms and on consideration to Dell for a license for Xbox gaming consoles.

 

Com este acordo, a Microsoft e a Dell acordaram em licenciar uma à outra conteúdo e propriedade intelectual relacionado com aparelhos Android e Chrome OS e consolas de jogos Xbox. Nos termos do acordo, ambos acordam em em royalties para os produtos da Dell que corram as plataformas Android e Chorme e colocam em considerção que a Dell possa licenciar as consolas de jogos Xbox.

Ora surge naturalmente a questão. Para que quer a Dell uma Xbox? E quem quereria uma Xbox da Dell?

Na realidade a situação pode ser outra, e estar relacionado com tecnologias relacionadas com os controladores, ou mesmo com o Kinect e que são patentes relacionadas com a Xbox, mas o facto é que a leitura do ponto deixa a dúvida sobre até que ponto a Dell não poderá ela própria fabricar e vender consolas compatíveis com as Xbox da Microsoft.

Fonte: Techdigest



Posts Relacionados