Detroit: Become Human e os vídeos de análise de peritos da treta

Surgiu na internet uma comparação que demonstrava que Detroit: Become Human, o exclusivo PS4, tinha sofrido um enorme downgrade. Na realidade, tal como em outros casos, tudo não passa de pessoas que gostavam de ter algum protagonismo, mas que na realidade não fazem a mínima ideia do que estão a fazer.

Surgiu na internet um video que, supostamente, demonstra ter existido um tremendo downgrade de Detroit: Become Human, o exclusivo da Playstation 4. E efectivamente, olhando para o video que compara versões diferentes de vídeos do jogo, a mesma parece existir. Eis o vídeo em questão:

Repare-se no inegável… há uma clara diminuição da qualidade entre as versões mostradas nos vídeos. Algo que se confirma não só por diferenças na iluminação, como na qualidade das texturas.

No entanto há um pequeno exercicio que podem e devem fazer. Se por qualquer motivo já visualizaram o video de cima, e ele não se encontra a mostrar a imagem de “preview” normal, recarreguem este artigo e vejam-na.



O que veem?

Olhando para a imagem da esquerda, vemos pormenores não existentes na da direita. Mas apesar de tudo, é fácil perceber-se que mesmo esta imagem da esquerda possui alguma compressão que lhe retira detalhe. Olhem para a zona do queixo e perceberão ali umas zonas de sombra muito pouco definidas e claras (nota… percebe-se que com a redução do tamanho do video para caber na página esses pormenores não são tão claros como desejado.)

Mas se a da esquerda está comprimida… o que dizer da da direita. Os quadrados típicos da compressão estão presentes em toda a zona do queixo, nariz e testa. Mesmo a boca mostra essa compressão, não tendo sequer uma definição de contornos.

E é na boca que percebemos claramente que há compressão, uma vez que a mesma não é constituída apenas por texturas, mas igualmente por geometria. E pela falta de qualidade do detalhe da boca, isso quer dizer que a não ser que se tivesse reduzido igualmente a geometria, algo está mal.

Juntando A mais B percebemos facilmente que não estamos perante uma comparação correcta, e que o que vemos ali são dois vídeos comprimidos, sendo que o da direita, a suposta versão mais recente do trailer, está exageradamente comprimido e, consequentemente, sem detalhe.

Como vemos isso? Facilmente! Basta olhar para o video que serviu de base à comparação e cujos extractos aparecem em cima do lado direito, denominado “Detroit Become Human – Official Release Date Trailer”, mas desta vez sem a compressão que ali existe..

Façamos o mesmo exercicio anterior. Se já reproduziram o video e não possuem a sua imagem de “preview” no ecrã, refresquem o artigo.

O que notam de diferente face ao de cima?

Apesar das compressões do Youtube, esta imagem nada tem a ver com a qualidade da anterior. O pormenor, mesmo comprimido, está lá, e permite perceber a qualidade do grafismo! E a um nível bem superior ao usado em cima, apesar de os artefactos ainda estarem presentes na imagem. Mesmo esta versão está longe de perfeita.

Torna-se claro por isso que o video de cima não só usou uma versão do último trailer bastante comprimida, como ainda a comprimiu mais com a montagem de comparação.

Tal é o resultado de pessoas que não sabem o que andam a fazer, e que, com intenção ou não, resolveram criar uma notícia que lhes daria tráfego. Mesmo que com isso recorressem a um expediente que de correcto nada possui, e que era possível ter-se percebido.

Mas muitos de vocês poderão ter olhado para este video, e dirão… Oh pá. realmente a compressão não está ao nível da de cima, mas mesmo assim, o que ali está não possui a qualidade dos vídeos anteriormente apresentados.

E é verdade!

Para percebermos o porquê disso vamos analisar mais um pouco este video!

Reparem que o seu nome é: “Detroit Become Human – Official Release Date Trailer”

Um video que como vemos pelo nome é: OFICIAL… mas que curiosamente… não aparece no canal oficial Youtube da Sony Playstation!



Na realidade o video que visualizaram não foi colocado na internet pela Sony, mas sim pela Play4games… Que é o real autor deste upload!

Mas onde é que a Play4games foi buscar este video?

A resposta a essa questão não é directa! Mas encontra-se quando visualizamos uma outra versão deste video. Vejam-na!

Qual a diferença?

Bem, para além da melhor qualidade existente na outra versão do video, um cuidado que notoriamente houve na sua criação, este novo video mostra uns segundos iniciais que o outro não mostra. E esses segundos são reveladores quanto à sua origem!

Reparem logo nos segundos iniciais, ainda do aparecimento do ecrã azul da Playstation!

O que viram?

Uma segunda barra de tempo, e a a presença de símbolos no ecrã relativos aos comandos Playstation!

E isto explica a origem do video! O video surgiu vindo da Playstore! Basicamente o video foi colocado pela Sony junto com a pré-reserva do jogo, não tendo sido divulgado em  outros locais. O que se passou depois foi que, não estando o vídeo disponível em mais lado nenhum, várias pessoas capturaram o video para o partilharem, usando aparelhos de captura com qualidades diversas!

Neste caso quase apostaríamos que o video usado para o comparativo inicial foi exactamente este último que colocamos em cima! E porque? Porque ele está no youtube e vem de uma fonte que é muito conhecida por colocar na integra os artigos de outros (mesmo que citando a fonte, o que não impede o plágio pois a legislação só permite extractos de textos devidamente citados), colocando vídeos muitas vezes obtidos desta forma, e que, apesar de muitas vezes ser um website muito impreciso, é uma enorme fonte de informação para pessoas preguiçosas e que não se dão ao trabalho de pesquisar. Falamos do All Games Delta.

Para uma ideia do produto real, eis uma captura igualmente não oficial da Sony, mas que, ao contrário dos outros, não foi obtida por captura de videos da PSN, mas sim capturado directamente da Playstation, e por quem teve acesso ao jogo, o Website The Sixthaxis:



A qualidade deste video nada tem a ver com os anteriores, podendo ser considerado do melhor que é possível ter-se no Youtube. Vejam este pormenor tirado directamente do video:

Há agora, eis a imagem que está presente no “preview” do segundo video, mas agora sem qualquer compressão exagerada ou alteração de luz devido a más capturas ou mesmo zooms.

Bastante diferente, certo?

Este tipo de situações não e nova, e jogos como Horizon: Zero Dawn e o futuro God Of War já sofreram por artigos criados com base em capturas sem qualidade. Se no primeiro caso o jogo já saiu e responde directamente pela qualidade apresentada, eis aqui dois exemplos do ainda por sair God of War, com comparações entre capturas directas e o obtido em vídeos com elevadíssima compressão vindos desta mesma fonte.

No entanto, torna-se claro que seria fácil perceber-se a compressão dos videos e como estes, salvo diferenças de geometria, não poderiam ser usados para comparação, algo que demonstra a má qualidade do serviço prestado por estas pessoas.

A conclusão que se pode tirar é que se há algum tipo de downgrade, ele não pode ser referido pelo que é visualizado nestes vídeos uma vez que eles não apresentam a qualidade necessária para uma comparação decente.



Posts Relacionados

  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

O dowgrade no caso aí foi do caráter das pessoas envolvidas.
Mas estou ansioso pra jogar Detroit Became Human, que ao que parece tem um enredo sensacional.
E se eu ligasse pra downgrade também… Nunca teria jogado os jogos da Ubisoft… LOL

Livio
Visitante
Livio

Já está virando rotina(prefiro utilizar esta palavra) quando a data de um jogo exclusivo PS é revelada logo certos canais vem dizer que houve downgrade.

Ultimamente estou diminuindo as visualizações de canais de games no YT, seja canal de PS, Nintendo ou Xbox, está muito chato, são vídeos em que só falam do console da concorrente e não falam do seu(mesmo sendo prós ou contras), ou um brigando com outro, ou falando inverdades sobre a concorrente.

Nessa semana quando acessei o Youtube a maioria dos vídeos sugeridos foram do downgrade do Detroit e quando você vê quais são os canais percebe que são os mesmos de sempre. Os caras não esperam nem o jogo sair.

Andrio
Visitante
Andrio

Eu nem esquento mais com isso, sempre quando vai sair um jogo AAA da sony tem esses fakes…. Daí quando o jogo realmente sai ninguém fala nada.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

desculpem lá qualquer coisinha mas para mim estão todos maus, os de 2016 , 2017, 2018 com downs ou ups tudo muito fraco.

Estive a rever os defensores da galáxia 1 e 2 e as animações são qualquer coisa de extraordinário, estamos a assistir a uma mistura de personagens reais com personagens CGI e a incorporação dos “bonecos” dentro dos cenários com pessoas reais é quase perfeito.

Enquanto as consolas forem tão fracas este tipo de jogos não me consegue convencer minimamente, tendo nós a comparação dos efeitos especiais que a industria do cinema consegue fazer hoje em dia.

Nos jogos de corridas e nos de desporto já se consegue na minha opinião, um certo realismo que embora não seja perfeito, já engana á primeira vista, um fifa ou um GT sports ao ser observado de relance já me pode diexa dúvidas se estou a assistir a imagens reais ou virtuais.

Agora estes jogos com “actores” virtuais são tão maus que eu a olhar para os videos não sei se ria se chore, pois as expressões faciais, os movimentos dos corpos, parecem ainda tão artificias que para mim até a mais dura cena melodrámática me dá vontade de rir…desculpem mas é o que eu sinto…respeito quem goste, eu talvez lá para a PS7 ou 8 comece a jogar este tipode jogos…

Antonio Lucas
Visitante
Antonio Lucas

Mário, me desculpa pelo off topic mas você precisa ver isso.

Nota: Comentário editado pela moderação. Links removidos.

Livio
Visitante
Livio

O canal que promoveu esta comparação do Detroit também fez uma relacionada ao Sea of Thieves e nesse há sim algumas alterações:

“https://youtu.be/4wqVrsl5pco”

Canal: Cycu1
Vídeo: Sea of Thieves E3 2015 Trailer vs Retail Xbox One X Graphics Comparison