Dia 29… o dia da verdade para Battlefield 4… nas consolas

O motor Frostbyte é dos motores actualmente mais optimizados do mercado, suportando o API DirectX 11.2 na sua total extensão, o API Mantle da AMD, e o NVAPI da Nvidia. Mas e nas consolas, como se portará? Dia 29 deveremos saber.

xonevsps4

O conhecido utilizador do Youtube Jack Fraggs revelou que no dia 29 irá revelar vídeos com Battlefield 4 a correr nas duas consolas de nova geração. Vamos ver as suas palavras exactas:

Irei colocar filmagem da Xbox One e da PS4 – Captura directa a 1080p a 29 de Outubro – Não me autorizam a postar antes disso. Tenho várias horas de jogo multijogador na PS4 e a campanha de jogador único completa gravada na Xbox One.

De forma bem clara, e sem supostos trocadilhos, este referiu igualmente:



Não posso ser específico até ao dia 29, mas posso dizer que uma das versões das consolas de próxima geração é visualmente definitivamente melhor que a outra.

Assim, e apesar de não ter clarificado a questão, este referiu seu Twitter que as pessoas ficariam surpreendidas pelo que iriam ver.

E finalmente acho que vocês irão ficar bastante surpreendidos quando virem o video sobre a Xbox One vs PS4!

O que quer Jack Fraggs dizer? Qual a melhor versão?

O motor Frostbyte é conhecido por se adequar ao hardware de forma fácil, e assim sendo, optimizar-se com pouco trabalho. Será por isso uma montra definitiva a mostrar aquilo que poderá ser a diferença entre as consolas de próxima geração.

O intrigante nas palavras de Jack Frags é a referência a uma eventual surpresa quando da visualização do vídeo. A que se refere?

Bem, antes do mais há que alertar que ou Jack Frags descreveu muito mal o que possui, ou então o vídeo será completamente inútil. Ou este senhor possui vídeo da componente multijogador e de jogador único em ambas as consolas, e as compara, ou então, comparar a componente de jogador único com a de multijogador é algo sem sentido. Basta dizer que uma versão corre a 30 fps e a outra a 60 fps, o que quer dizer que com o corte dos fotogramas para metade, o processamento que fica disponível para melhoria do grafismo na versão de jogador único é tremendo.



Mas vamos acreditar que este senhor tão experimentado nestas lides não vai cometer esse erro tão básico, pelo que aceitando que tal não acontece a surpresa que este refere fica ainda mais intrigante.

A que se refere? Que a versão PS4 deverá ser superior não seria surpresa nenhuma, pelo que terá de ser outra situação. E assim sobrem poucas alternativas que cubram uma versão ser melhor que a outra.

1 – A versão Xbox One é melhor que a da PS4 – Seria mais do que uma surpresa, uma verdadeira bomba face a tudo o que é conhecido do hardware das consolas. E a DICE teria muito que explicar sobre qual o componente secreto desconhecido.

2 – A versão PS4 esmaga completamente a da Xbox One ao correr a 1080p/900p a da Xbox One a correr a 900p/720p, respectivamente.

Neste segundo caso a PS4 a 900p e a Xbox One a 720p existiria surpresa, mas não muito. O próprio Jack Frags foi quem confirmou anteriormente que a versão PS4 deste jogo estaria a correr a algo mais do que 720p, e foi daí que surgiram os rumores dos 900p.

Já uma versão PS4 a 1080p com uma versão Xbox One a 900p seria certamente uma surpresa para ambos os lados, e bateria certo com os dados que a Sony colocou na PSN.

3 – Ambas as versões correm à mesma resolução de 900p, mas uma das consolas possui melhores efeitos gráficos que a outra. A surpresa seria a mudança dos 720p anteriormente anunciados para os 900p

3.1 – A Xbox One possui melhores efeitos – e a Dice teria novamente de explicar qual o componente secreto desconhecido.

3.2 – A PS4 possui melhores efeitos.

4 – A versão PS4 corre a 1080p, a da Xbox One a 720p mas com um nível de detalhe superior.

Aguardemos para ver. Mas escusam de me perguntar qual das hipoteses me parece a mais provável, e isso porque já sabem a resposta :).



Posts Relacionados