Diferenças entre Xbox One e PS4 nunca serão tão grandes como isso.

Devido aos últimos rumores que referem jogos a 1080p na PS4 e 720p na Xbox One achei que seria altura de escrever um artigo em defesa da Xbox One.

Creio que não vale a pena ser muito extenso, até porque se pretende aqui que haja mais uma nota pública do que outra coisa, mas o certo é que com 50% de diferença teórica máxima de performance medida pelas especificações do Hardware entre as duas consolas não se justificam os últimos rumores onde temos jogos a correr a 1080p na PS4 e a 720p na Xbox One.

Como já referi, apesar de 50% ser um número grande, e matematicamente podermos aí incluir quase duas vezes a performance total de uma PS3, as diferenças entre jogos de ambas as consolas não deverão ser abismais.

Poderemos ver jogos a 60 fps na PS4 e a 30 na Xbox One. Poderemos ver jogos a 1080p nativos e a 900p re-escalados na Xbox One, mas nunca mais do que isso. E mesmo assim, isso não será uma realidade em todos os jogos, onde na maior parte até deveremos ter versões iguais ou com apenas pequeníssimas diferenças.

Daí que quando me falam em 1080p na PS4 e 720p na Xbox One, tenho dificuldade em acreditar nesses rumores.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

125

Como podem ver por este meu desenho em Autocad, comparando 1080p e 720p estaremos perante um processamento de mais 125% de pixels.

Já quando vamos de 1080p para 900p temos:

44

Um ganho de 44%. Algo mais realista e enquadrado nos valores que a leitura directa do hardware nos oferece.

É minha opinião que a existir realmente essa diferença nos jogos actuais tal só se pode entender com uma explicação: A dificuldade com o uso da ESRAM, obrigatória para as boas performances das consolas.

Infelizmente a Microsoft optou por uma consola “equilibrada”, e meteu um hardware um pouco no limite para o que pretende, nomeadamente ao usar apenas 32 MB e 16 ROPS no GPU, e esse estará a ser o problema. A consola requer alguma adaptação, tal como a PS3 necessitou, e isso pode ser prejudicial nesta fase onde esta primeira geração de software não consegue tirar total partido das suas características.

Mas que fique claro… mesmo que estes rumores se venham a confirmar com os títulos de lançamento, pelo que é conhecido, as diferenças reais entre as consolas não são essas, e optimizações ao software irão melhorar as performances da Xbox One.

Publicidade

Posts Relacionados