DirectX 12 permite a emulador da PS3 melhorias enormes de performance

RPCS3

Ver um jogo PS3 a correr numa GTX 650 Ti poderia parecer impossível à uns tempos, mas graças ao DirectX 12 já é possível.

O RPCS3 é um emulador de PS3 muito promissor. E a equipa que o está a desenvolver resolveu mostrar um video de um jogo 3D, o “G-Force” a correr numa simples NVIDIA GTX 650Ti.

O fabuloso aqui não é que o jogo corra os jogos da PS3, mas que corra um jogo 3D numa NVIDIA GTX650Ti com as performances que o video demonstra.

Sinceramente, o emulador promete.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (15)

  1. Vamos ver se não é conto do vigário

  2. Mesmo assim, é necessário ter um pc potente!!!

  3. Ps:Mario, estou a pensar fazer um pc de raiz!
    O que me aconselhas em termos de componentes?
    Grafica, Amd ou Geforce?
    Estava a ponderar numa do genero gtx970
    Mas não sei se ha melhor em termos de qualidade preço…
    Se for mais barato, sou capaz de comprar no estrangeiro (França)
    (estava a ponderar gastar no máximo 800 a 900)
    Tenho que arranjar alguma coisa, para poder jogar QB e gears 4, se sair para o pc 😉

    • Amd ou Nvidia é uma pergunta dificil. E isto porque se a AMD deveria ter vantagem no DX12 e no uso do GPGPU, a Nvidia tem um peso muito grande no mercado. Basta ver o Gears Ultimate, uma remasterização de um jogo original criado para AMD, remasterizado para AMD e que sai com… Problemas nas gráficas AMD. Motivo? Entre outros, o Gameworks da Nvidia…
      Custa-me por isso estar a recomendar. Mas eu pessoalmente não conto voltar às Nvidia tão cedo pois não gosto da forma desleal, monopolista e financeira como a empresa encara o mercado.
      Lembra-te que actualmente para comprares QB para pc tens de comprar a versão XBox na Windows Store (a versão pc é oferta). E muito certamente tens de te validar em ambas as versões com os teus dados do windows live (muito certamente Gold).

      • Eu pensava que ia sair a versão física para Pc
        Eu também estava a ponderar ir para a Amd…
        Nunca gostei das políticas da nvidia!
        Mas não sei qual!
        Não conheço as placas…

    • Se você quiser potência e qualidade é NVidia na certa,eu só compro vgas da NVidia são as melhores disparado,agora se você não quer gastar tanto,a AMD tem um ótimo custo beneficio

      • Eu discordo completamente. Nunca considerei as Nvidia melhores. Sei no entanto que são mais rápidas, mas olho para elas e só vejo que são mais caras, que existem modelos de 1000 e tal euros, que as performances são extremas no DX 11 mas o hardware não está pensado para o DX 12, onde o GPGPU funciona mas com limitações, e que a empresa paga para que os jogos venham optimizados para as suas placas.
        É inegável que as placas Nvidia possuem excelentes performances, mas não aceito que sejam assim. A AMD cria software que disponibiliza como open source. A Nvidia cria software optimizado para as suas placas, não dá o código a ninguem, paga para que ele seja inserido nos jogos e as suas performances sobem e as dos outros, devido a ele, descem pois não estão optimizados para eles. Mas deixas os outros optimizar? É o deixas…
        Isto é deslealdade! Depois penso que seja uma questão de moralidade, principios e outras caracteristicas humanas. Mas eu deixei de lidar com empresas assim. Tive toda a vida placas Nvidia… E só Nvidia. Desde à duas gerações que perante esta treta deixei de lhes comprar seja o que for. Bastou ver as titans a sairem a 1000 e tal euros para perceber onde queriam chegar. E curiosamente as titans, mesmo a 1000 euros possuem menos suporte a nível de feature_levels do que uma AMD de 300 euros.
        Acredita no que digo. Com as Universal Windows Apps, PC e mesmo a One vão sair prejudicadas pelo código optimizado das Nvidia. A Nvidia possui 70% do mercado PC e isso tem mais força do que tudo o resto. Basta veres o Gears: Ultimate no PC para perceberes a realidade da coisa pois o jogo foi feito e optimizado para AMD, mas na versão PC suporta as caracteristicas da Gameworks da Nvidia. E o resultado é a AMD a mergulhar para baixo mas performances e mesmo com problemas gráficos. Mas é a tal coisa. A Nvidia paga…
        Valha-nos a PS4 que foge a isto e que espero venha a impor o GPGPU que a Nvidia não está muito interessada que avance enquanto não tiver novas gráficas no mercado.
        Eu vou já fazer a previsão: Forza 6 usa a metodologia de rendering Forward+ criada de raiz pela AMD e que usa uma compute unit do GPU para melhorar performances. A Nvidia tem problemas com isso, daí que vou já fazer a previsão que o Forza Apex para PC vai usar uma metodologia de Forward Rendering Clássica e como tal requerer requisitos acima do hardware da One, com vantagem Nvidia.
        Aliás acredito que esse é o motivo porque Forza 6 não passa para o PC aparecendo a versão APEX. É que o jogo está de tal maneira optimizado que se fosse convertido as Nvidia iam chiar. E isso não interessa mostrar.

        • Aí eu discordo totalmente,Só o fato do PC ter uma VGA NVidia já o torna um pc de respeito,A GTX TITAN X sendo single chip é muitissimo mais poderosa que as dual da AMD e levando em conta que consegue rodar os jogos a 4k40fps mostra bem a competencia da NVdia.

          • Respeito?
            Se eu comprasse uma placa que ainda hoje ronda os 1200 euros, esperaria um Ferrari e não algo que fosse batido ou igualado por um produto que atualmente anda entre os 200 a 300 euros, com o aparecimento de um novo API.
            http://wccftech.com/amd-r9-290x-fast-titan-dx12-enabled-3dmark-33-faster-gtx-980/
            A Nvidia tem muito poder, e vai fazer valer o mesmo, mas espera pelo DX 12 e pelo GPGPU e depois falamos do que vai valer a Titan X.
            http://www.extremetech.com/extreme/213519-asynchronous-shading-amd-nvidia-and-dx12-what-we-know-so-far
            A Nvidia entretanto já mandou drivers que suportam o GPGPU mas há limitações enormes ao seu uso!

            É inegável que o hardware Nvidia é poderoso, mas o da AMD está mais pensado para o futuro, e só não tem os vários anos de optimização no DX 12 que a Nvidia conseguiu fazer no DX 11.
            A questão é que tambem não paga para ter o seu código optimizado nos jogos.

            Acima de tudo não me interpretes mal. Não estou a dizer que AMD é melhor ou pior. Estou exactamente a insistir no ponto de que tenho dificuldades em recomendar dado que para mim as coisas não são liquidas.

  4. Sinceramente depois de ver os avanços do emulador com o DX 12, para mim não existe desculpas por parte da Sony dizer que uma retrocompatibilidade no ps4 não tem como existir. Se uma equipe de certo modo pequena consegue fazer isso imagine a a equipe da Sony em comparação.

    • Daniel… Este é um jogo algo basico. Conseguir emular um Uncharted ou um Tlou ainda não é possível e muito menos no hardware da PS4

      • Mário eu entendo que emular um jogo mais complexo demanda muito trabalho, mas esse emulador ao meu ver ainda em estado bem simples mostra que é possível, eu li há algum tempo, não me recordo se foi aqui ou em outro site falando que o GPGPu e a computação assíncrona poderia emular sem muitas dificuldades os SPU’s do processador cell e acredito eu, por favor me corrija se eu estiver engando que é nisso que o DX 12 está ajudando esse emulador.

        Mas nada me tira da cabeça que se a sony quisesse, poderia fazer como o xbox one, que não bem uma retrocompatibilidade, mas também não deixar de ser uma de certa forma, fora que o time de engenheiros da sony é um dos times mais repeitados hoje no mercado.

        • Mas o time de software da Microsoft tem mais braços para fazer isso.
          A retrocompatibilidade com o Xbox 360 é 90% software. O hardware tem potência de sobra, tanto no Xone quanto no PS4, porém distribuídos de forma diferente. A questão é, devido a diferença de arquiteturas, nao da para emular do jeito que está. Os jogos são recompilados para uma versão Xbox One.
          Documentos vazados ainda em 2010 dos planos da Microsoft para os próximos anos previam um console compativel com jogos do 360, porém por hardware. Nos anos posteriores o projeto pode ter mudado, mas é uma ideia antiga. Não é algo que se faz do dia pra noite e foi uma surpresa pois estava praticamente descartado para essa geração.
          Talvez a Sony já esteja trabalhando em uma forma de ter retrocompatibilidade mas ainda não estão prontos para anunciar.

          • A retro compatibilidade com a 360 tambem não é fácil, mas ao menos a 360 possuia uma arquitectura power pc, com semelhanças da X86. Seja como for há coisas na 360 que não devem ter sido fáceis de emular. O feito da Microsoft vai ainda mais longe pois não só emula o hardware como igualmente o software da consola uma vez que efectivamente tens uma consola 360 activa quando corres um jogo desses. A forma como emularam foi revolucionária e é algo pelo qual a Microsoft está claramente de parabens.

        • Emular os SPUs pelo GPGPU… Certamente poderia ser uma grande ajuda dado que há semelhanças na forma se funcionamento. Quem sabe?
          Mas o certo é que se o DX12 é novidade no PC, o GNM está presente na PS4 desde o seu lançamento e, de acordo com os entendidos, é até mais baixo nível que o DX12.
          No entanto até hoje não se viu nada.
          Quem sabe… Mas não sei se será fácil.

Os comentarios estao fechados.