DirectX 12 – que placas o suportam e em que nível.

O DirectX 12 vai ser uma novidade brevemente. E muitas placas vão suportar o mesmo! No entanto nem todas o vão suportar de igual forma, e algumas vão ganhar mais do que outras. Sabe aqui o que esperar!

directx-12

Nota: Os dados deste artigo foram agora confirmados oficialmente, sem que lhe tenhamos de efectuar qualquer correcção.

Nota adicional a 01/09/2015: Foi agora conhecido que as placas Nvidia, apesar de na série 9xx afirmarem possuir suporte total DirectX 12 são incapazes de realizar computação assincrona (em simultâneo com os gráficos e sem penalizações de performance).

O DirectX 12 está aí à porta, e com ele um novo modelo de driver, o WDDM 2.0 que trará grandes ganhos de performance nos sistemas com placas gráficas que o suportem.



O WDDM 1.0 foi usado desde o DX 9.1 ao 10.1, o WDDM 1.1 foi usado no DX 11, e o WDDM 1.2 no DX 11.1, e wddm 1.3 no DX 11.2 e 11.3.

Como sempre referimos aqui na PCManias, o DX 12 não irá requerer novo hardware, e as placas actualmente fabricadas e à venda quase todas suportarão o DirectX12. No entanto há excepções, e mesmo dentro das que o suportarão o nível de suporte será diferente! Foi uma forma que a Microsoft encontrou de contornar as diferenças no hardware existente, mantendo a compatibilidade do API o mais alargada possível.

Avisamos desde já que o artigo é complexo, pelo que avisamos os leitores da PCManias que a completa percepção e assimilação dos dados que se seguem não é exactamente simples, sendo que o que aqui indicamos foi o que foi possível apurar-se. Não podemos contudo garantir a não existência de algumas gafes dado que não há listas oficiais para este suporte.

Vamos começar por referir aqui quais as placas actualmente no mercado e com alguma quota significativas a nível de gaming (dados Steam) que não suportarão o DirectX 12.

Placas sem suporte DirectX 12

Intel

Intel ValleyView2 HD Graphics
Intel HD Graphics 2500
Intel HD Graphics 4000

AMD

AMD Radeon HD série 5xxx
AMD Radeon HD série 6xxx
AMD Radeon HD Série 7xxxG, M e D
AMD Radeon HD Série 8xxxG

Nvidia

Actualmente todas as placas Nvidia com representatividade de mercado suportam o DirectX 12.

O DirectX 12 prevê igualmente o uso de uma determinada quantidade de recursos hardware atribuidos. No entanto nem todas as placas possuem essa capacidade. Assim a Microsoft resolveu dividir a capacidade de recursos das actuais placas naquilo que denominou de “Resource Binding Tiers”.

Assim, temos três níveis de Tiers, de acordo com as diferentes capacidades de atribuição de recursos das placas gráficas. Mais recursos, implicam melhor optimização, mas no entanto qualquer dos níveis garante o suporte à norma.

dx12-features-xbox-one-pc-mobile

As actuais placas do mercado dividem-se assim nestes três tiers pela seguinte ordem. Mais uma vez aqui referem-se apenas as placas gráficas indicadas no Steam como possuindo grande representatividade no mercado. As restantes não foram incluídas na lista.

Suporte DX 12 Tier 1

Intel

Intel HD Graphics 4400
Intel HD Graphics 4600
Intel HD Graphics 5000
Intel Iris Graphics 5100
Intel Iris Pro Graphics 5200

AMD

A AMD não possui placas gráficas com suporte máximo sendo o Tier 1. Possui no entanto placas com suporte superior como veremos de seguida.

Nvidia

NVIDIA GeForce GT 430
NVIDIA GeForce GT 440
NVIDIA GeForce GTS 450
NVIDIA GeForce GTX 460

NVIDIA GeForce GT 520M
NVIDIA GeForce GT 520
NVIDIA GeForce GT 525M
NVIDIA GeForce GT 540M
NVIDIA GeForce GTX 550 Ti
NVIDIA GeForce GTX 560
NVIDIA GeForce GTX 560 Ti
NVIDIA GeForce GTX 570
NVIDIA GeForce GTX 580

NVIDIA GeForce 610M
NVIDIA GeForce GT 610
NVIDIA GeForce GT 620M
NVIDIA GeForce GT 620
NVIDIA GeForce GT 630M
NVIDIA GeForce GT 630
NVIDIA GeForce GT 635M
NVIDIA GeForce GT 640M
NVIDIA GeForce GT 640

NVIDIA GeForce GT 730

Suporte DX 12 Tier 2

Intel

A Intel não possui placas gráficas com suporte Tier 2

AMD

A AMD não possui placas gráficas com suporte máximo sendo o Tier 2. Possui no entanto placas com suporte superior como veremos de seguida.

Nvidia

NVIDIA GeForce GT 650M
NVIDIA GeForce GTX 650
NVIDIA GeForce GTX 650 Ti
NVIDIA GeForce GTX 650 Ti Boost
NVIDIA GeForce GTX 660M
NVIDIA GeForce GTX 660
NVIDIA GeForce GTX 660 Ti
NVIDIA GeForce GTX 670
NVIDIA GeForce GTX 680

NVIDIA GeForce GT 740M
NVIDIA GeForce GT 750M
NVIDIA GeForce GTX 750
NVIDIA GeForce GTX 750 Ti
NVIDIA GeForce GTX 760
NVIDIA GeForce GTX 765M
NVIDIA GeForce GTX 770
NVIDIA GeForce GTX 780
NVIDIA GeForce GTX 780 Ti

NVIDIA GeForce 840M
NVIDIA GeForce GTX 850M
NVIDIA GeForce GTX 860M

NVIDIA GeForce GTX 970
NVIDIA GeForce GTX 980

Suporte DX 12 Tier 3

Intel

A intel não possui placas com suporte Tier 3

AMD

AMD Radeon HD 7750
AMD Radeon HD 7770
AMD Radeon HD 7850
AMD Radeon HD 7870
AMD Radeon HD 7950
AMD Radeon HD 7970

AMD Radeon R4 Graphics

AMD Radeon HD 8600
AMD Radeon HD 8800 Series

AMD Radeon R7 200 Series
AMD Radeon R9 200 Series

Nvidia

A Nvidia não possui placas com suporte Tier 3

De forma resumida, para simplificar a percepção aos leitores da PCManias, podemos dizer o seguinte:

– Intel Haswell/Broadwell e Nvidia Fermi são Tier 1,

– NVidia Kepler/Maxwell são Tier 2 (Nota: As placas Kepler e Maxwell v1 da Nvidia não suportam exactamente a norma, suportando apenas 8 UAVs por etapa. A própria Nvidia reconhece que estas placas nem sequer suportam a norma DX 11 na sua totalidade, mas no entanto, por uma emulação que a Nvidia afirma que estas placas suportarão, consegue-se garantir suporte  tier 2, ou seja com 64 UAVs por etapa. Como é feita essa emulação? Não sabemos de momento responder).

– AMD GCN 1.x são Tier 3.

Apenas para uma percepção mais global, a nível de Tiers, o mercado está actualmente dividido da seguinte forma:

dx12-features-xbox-one-pc-mobile2



Feature Levels, ou suporte por hardware a novas características.

No que toca ao suporte a nível de hardware, o DX 12 suportará os antigos feature levals 11.0 e 11.1, mas acrescentará 2 novos feature levels, o 12.0 e o 12.1.

dx12-features-xbox-one-pc-mobile3



Ou seja, com o DirectX 12 vamos ver quatro níveis de feature levels. O 11.0, 11.1, 12.0 e 12.1! Apesar de alguns leitores da PCManias poderem ficam confusos pelas referências à versão do anterior API, que fique claro que todos estes feature levels beneficiarão com o DirectX 12 e o WDDM 2.0, isto apesar de o nome poder não o indicar!

O que é requerido para cada um destes níveis de suporte? (note-se que apesar de aqui na PCManias gostarmos de usar termos em Português, para uma mais correcta percepção vamos usar alguns termos não traduzidos).

Feature Level 11.0

Este é o mais básico dos níveis de suporte hardware. Para este feature level 11.0 é apenas necessário suporte a todas as caracteristicas do Direct3D 11, bem como acesso a um resource binding Tier 1. Temos então aqui as seguintes placas gráficas:

– Nvidia GeForce GTX 400/500/600/700 (Fermi/Kepler)

Feature Level 11.1

Para o feature level 11.1 teremos de acrescentar ao requerido no nível anterior algum suporte adicional, nomeadamente as Logical blend operations, target-independent rasterization, UAVs em todas as etapas, o constant buffer offsetting e actualizações parciais, bem como UAV only rendering com force sample count.

Que placas teremos aqui inseridas?

– Nvidia GeForce GTX 745/750 (Maxwell, 1ª geração)

– AMD HD 7700-7900/8500-8900, Rx 240-280 (GCN 1.0)

– Intel HD Graphics 4200-5200 (Geração 7.5, Haswell), 5300-6300 (8ª geração, Broadwell)

Feature Level 12.0

Mais uma vez para este feature level acrescentamos características ao nível anterior. Assim necessitamos ainda de aceder agora a um Resource Binding Tier 2, bem como  a Tiled Resources Tier 2 (Texture2D), e a Typed UAV Tier 1.

Placas que actualmente suportam este feature level são:

– AMD HD 7790/8770, Rx 260/285/290 (GCN 1.1/1.2)

Feature Level 12.1

Para este nível acrescentemos às exigências de cima Conservative Rasterization Tier 1 e Rasterizer Ordered Views.

Actualmente a única placa com suporte a estas características vai para a série 900 da Nvidia que suporta o Feature  Level 12.1 Curiosamente esta placa, a nível de suporte de recursos, é apenas tier 2, mas o tier 3, apesar de benéfico, não é uma exigência para este feature level..

Por outras palavras, nenhuma placa actualmente no mercado ainda suporta a norma DirectX 12 na sua plena extensão (feature level 12.1 e tier 3). Por aquilo que aqui na PCManias conseguimos apurar, o primeiro GPU discreto a fazê-lo deverá ser o AMD R9-390X, e o primeiro APU com uma placa DX 12 com suporte total embutida, o Carrizo!

 Tabelas finais

Do que nos foi possível obter em diálogos em fóruns da especialidade e em dados entretanto revelados, esta é a realidade geral a nível de suporte das novas caracteristicas do DirectX 12 e que colocamos aqui em tabela um pouco mais genérica em jeito de conclusão. E como pudemos ver ao longo de mais este artigo da PCManias, surpreendentemente as placas GCN de 2011 já possuíam o hardware capaz de dar o suporte ao DX 12, sendo as placas AMD as que atualmente possuem melhor suporte para o DX 12. A Nvidia, mesmo tendo o suporte mais avançado e actualmente exclusivo para o Feature Level 12.1 nas suas Maxwell v2, não suporta ainda por hardware dedicado tudo o que deveria, tendo de emular certas características.

Resumo PCManias
Suporte DirectX AMD Radeon Nvidia Geforce Intel HD Graphics
Arquitectura

GCN

Fermi
Kepler V1
Kepler V2
Maxwell V1
Maxwell V2

Geração 7.5
Geração 8

Tier

Tier 3

Tier 1 Tier 2

Tier 1

Tiled Textures 3D

Sim

Emuladas Sim

Emuladas

Conservative Rasterization

Não (apenas por software no shader de geometria)

Não (apenas por software) Sim

Sim

Typed UAV Loads

Sim (Implementação variável com a versão do hardware)

Sim

Sim

Raster Order Views

Não

Não Sim

Não

Async DMA

Sim

Não Sim

Não

Async Compute

Sim

Não Sim

Não

Conservative Depth

Sim

Emulada

Emulada

Dedicated Atomic Counter

Sim

Não

Não

Precisão Dupla

Dependente do hardware (varia de acordo com as placas)

Dependente do hardware (varia de acordo com as placas)

Inactivo

SAD4

Sim

Emulado

Emulado

Specific Stencil Reference

Sim

Não Sim

Não

Stereoscopic 3D

Sim

Sim

Sim

PS4 e Xbox One.

Estas duas consolas possuem placas gráficas com suporte Tier 3. Mas qual o seu feature level?

Bem, na realidade, por aquilo que já vimos, tanto PS4 como Xbox One partilham algumas características com a R9-290x, apesar de ambas terem como base placas gráficas Sea Islands, pelo que será expectável acreditarmos que as placas de ambas as consolas estarão devidamente actualizadas e serão igualmente, à semelhança da 290, feature level 12_0. No entanto não há dados concretos para nenhum dos lados que permitam ainda concluir com exactidão sobre esse assunto!



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