DirectX 12 trará ganhos de performance à Xbox One

É inevitável. Um API de baixo nível tornado genérico irá trazer ganhos de performance a todos os títulos da Xbox One e não apenas aos que tiveram já acesso ao DirectX 12.

DX12

Digital Foundry teve recentemente uma entrevista com o programador gráfico principal da RedLynx, Sebastian Aaltonen sobre a programação de baixo nível oferecida pela Xbox 360 que o programador teve a oportunidade de experimentar com o Franchising Trials (e recorde-se que a Xbox 360 possuia um API baixo nível muito limitado).

Naturalmente Aaltonen referiu os ganhos que tal pode oferecer referindo exemplos de ganhos obtidos na X360, referindo que é definitivamente possível que a Xbox One possa ter ganhos idênticos com o novo API.

Refere ainda que com o DX 12 a passagem do PC para a consola será muito mais fácil, apesar que a memória unificada será sempre algo a trabalhar, assim como a cooperação CPU+GPU terá sempre de ser revista uma vez que as larguras de banda de acesso são maiores, há canais mais eficientes, e as latências são bastante menores nas consolas.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Já tínhamos referido aqui que estes ganhos seriam uma realidade. Até ao momento poucos programadores tiveram acesso ao DirectX 12, e apenas os actuais jogos 100% exclusivos da consola o utilizaram, sendo que tudo o resto é portado de conversões de jogos realizados em PC no DirectX 11, e posteriormente adaptados à consola.

Como já dissemos não basta usar um API para se tirar partido das suas capacidades. Há que programar especificamente para as suas capacidades específicas. Esse é o motivo pelo qual a simples instalação do DX 12 não tornará os jogos DX 11 mais rápidos, mas apenas os jogos especificamente programados para baixo nível (DX 12) ganharão com o API.

Esse é um dos motivos pelo qual este API é vantajoso para a Xbox One e lhe trará ganhos, especialmente nos multi-plataforma. Ganhos esses que, em maior ou menor nível, serão igualmente partilhados pela Playstation 4 uma vez que com os jogos a possuírem acessos baixo nível, o seu API igualmente de baixo nível poderá garantir a conversão dos mesmos, tirando igualmente partido da existência deste tipo de programação no PC. Seja como for, os grandes motores estão já a garantir suporte nativo para as consolas, de forma a se poderem optimizar para as mesmas, como é o caso do Unreal Engine.

O DirectX 12 será lançado em 2015.

Publicidade

Posts Relacionados